Opinião
-
26 de Julho de 2008
Por quê?
Em junho de 2005, estava na presidência do Parlamento Latino Americano (PARLATINO). Organizei uma missão do governo estadual para visitar a Venezuela e demonstrar ao Presidente Hugo Chávez, que o Rio Grande do Norte seria o melhor local para a PEDVESA (empresa de petróleo venezuelana) instalar refinaria de petróleo no Nordeste.
Viajei a Caracas em companhia do então vice-governador Antônio Jácome, do secretário de Planejamento, Vagner Araújo e do consultor Jean Paul-Prates (atual secretário de Estado). Lá, mostramos que (1) a refinaria localizada no Estado aproximaria a fonte de produção da matéria-prima para diminuir custos – RN, o maior produtor de petróleo em terra –, aumentaria a produtividade e atenderia ao mercado consumidor; (2) o RN era um ponto geográfico de intercessão (fica no meio) entre o Norte e o Nordeste, reduzindo os custos de transporte; (3) dispõe de água abundante e de boa qualidade; (4) estradas asfaltadas e integradas ao sistema rodoviário nacional; (5) três portos marítimos já construídos, com capacidade de expansão (Natal, Guamaré e Areia Branca) e (6) potencial para instalação, ao lado do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, de uma “área de livre comércio”, que facilitaria o escoamento de subprodutos do petróleo (pólo petroquímico).
A vocação petrolífera do RN começou, segundo o jornalista Tomislav Femenick, com o primeiro jorro de petróleo, em Mossoró (1966).
A principal preocupação da missão potiguar foi anular o argumento de que o Estado não tinha porto marítimo, o que infelizmente está sendo alegado atualmente para justificar a nossa exclusão na implantação da refinaria de grande porte.
Em 2005, o vice-governador Antônio Jácome e os atuais secretários de Estado, Vagner Araújo e Jean Paul-Prates, convidaram oficialmente representantes da PEDVESA para visita à base de operações de Guamaré, RN, quando constatariam in loco a existência de um porto marítimo em operação, que recebe navios de até 125 mil toneladas e, com pequeno investimento, a sua capacidade seria ampliada. Além disso, os venezuelanos confirmariam a existência de sistema dutoviário já implantado, o que reduziria custos com novos dutos; rodovia pronta (BR 304); parque de tancagem concluído; região pouco povoada para expansão futura e o pleno funcionamento – há algum tempo – de uma pequena refinaria, com produção de óleo diesel, gás natural, GLP e querosene de aviação.
Será que em 2008 todos os fatos alegados pelo Governo do Estado em 2005 desapareceram por encanto e o RN terá que aceitar goela abaixo a justificativa de que não tem porto marítimo e por isto se contenta com a pequena ampliação de uma refinariazinha, que existe desde o início do século em Guamaré e não chega nem perto das três refinarias destinadas pelo Governo Federal para o Maranhão, Pernambuco e Ceará?
Por quê? Por quê?
Uma consumidora do DF efetuou compra em supermercado e ao sair o alarme soou. Após conferir as compras tentou sair novamente e se repetiu o disparo do alarme. Somente após algum tempo é que os objetos foram efetivamente desmagnetizados.
Inconformada com o constrangimento, a consumidora ajuizou ação para reparação dos danos morais. E ganhou.
Educador – O professor João Faustino Ferreira Neto lançou o livro “A Escola que vive – Memórias de um Educador”. Escolheu como cenário o prédio do “Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte”, instituição que dirigiu vários anos.
Santana – Termina hoje a festa de Sant’Ana 2008 em Caicó, uma das mais tradicionais do Estado. A expectativa é que mais de 80 mil pessoas estejam presentes à procissão de Sant’Ana (16 horas) seguida da missa, oficiada pelo bispo Diocesano, Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz.
Liga – A “Liga Norte-Rio-Grandense contra o Câncer” completou 59 anos de funcionamento. É uma das instituições mais eficientes do Estado. O superintendente, Dr. Roberto Sales, faz o milagre de “multiplicar os pães” para manter a entidade. Sugiro um movimento empresarial para aumentar as doações de particulares, já que é possível o desconto no Imposto de Renda.
OAB – Esteve em Natal o Dr. Cezar Britto, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil. Tratou da Conferência Nacional de Advogados programada para Natal em novembro e demonstrou preocupação com o possível veto do Presidente Lula à lei que trata os escritórios de advocacia como espaços invioláveis, livres de investigação policial. Caso haja o veto, estará legalizada a espionagem no Brasil.
José Agripino – Oportuna a observação do senador José Agripino ao fato do RN ocupar a 21ª posição no “ranking” atual de recebimento de recursos federais. De que adiantaram tantos “acordos” e troca de palanques, cidade a cidade? O RN está sendo “levado com a barriga” (artigo principal). Coloco-me à disposição para um debate público.
Política externa – O eleitor americano exige dos candidatos o conhecimento da política internacional. O democrata Obama termina ciclo de visita a vários países. Infelizmente, o brasileiro não valoriza muito isto. Num mundo global, é qualificação fundamental. A oferta de emprego no Oeste potiguar, por exemplo, dependerá das exportações do melão. Por isto, a importância de enxergar além do umbigo.
nos jornais O POTI e GAZETA DO OESTE
Natal e Mossoró - Rio Grande do Norte
Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618