Marca Maxmeio

Opinião

  • 05 de Julho de 2008

    2010 começa em 2008

    2008-07-06.jpg

     

     

     

     

    Em 6 de outubro de 2008 começa a eleição de 2010 para presidente, governador, senador e deputados. No Brasil é assim. Quando termina uma eleição começa a outra no dia seguinte.

    Todos concordam que o fato é condenável e gerador de corrupção desenfreada. Como um país de tantos problemas sociais dá-se ao luxo de derramar milhões e milhões em eleições uma atrás da outra? Ninguém faz nada pela coincidência de mandatos.

    No último Seminário de Marketing eleitoral, promovido pelo DN-O POTI, o secretário geral do PT, deputado federal José Eduardo Cardozo, declarou não acreditar em “reforma política” no atual Congresso. A maioria só pensa na sobrevivência pessoal, disse ele. Complemento que não são apenas os congressistas, mas também o Governo, cuja vontade só é imposta para aumentar imposto. Omite-se na hora de sanear o processo eleitoral.

    Por que – ao contrário de Roraima – o RN descartou a sua área de livre comércio (ALC), que geraria milhares de empregos e optou por uma ZPE antiga e inviável?

    A resposta a tanta omissão está no interesse dos grupos tradicionais em manter o atual e vergonhoso quadro de contradições, onde não se sabe “quem é quem”. O palanque numa cidade abriga os adversários de outra próxima, ou vizinha. Logicamente, na hora em que o jovem conseguir emprego numa ALC, com base no seu talento e habilidades pessoais, desaparecerão as “influências”, o “cabresto” do voto e a desfaçatez das uniões espúrias. Tal independência do eleitor não interessa aos que manipulam a política local.

    A ausência da reforma política, eleitoral e partidária transforma a democracia brasileira num “faz de conta”. Com exceções, só tem sucesso na carreira política quem manipule recursos financeiros e seja proprietário de um partido (ou mais de um) para usá-lo como troca de vantagens e chantagem. Aqueles que defendem idéias, propostas e seriedade enfrentam grandes obstáculos.

    Dos males eleitorais, um dos mais nocivos são as eleições sucessivas. Para completar, a famigerada reeleição permite o governante-candidato fazer o que quiser, em seu próprio benefício. Prostituiu-se a palavra competência, em matéria política. Qualificam-se como competentes aqueles que vivem à custa de governos e de legendas partidárias, armam projetos tipo o “toma lá me dá cá” e fecham compromissos “por debaixo do pano”.

    Falou-se nos últimos dias, na proposta indecente de um pretendente a candidato, que em troca de apoios assegurava a campanha eleitoral totalmente paga. A dele e a de todos. Esse, certamente, além de disputadíssimo, é considerado “competente”.

    Num quadro moral desse tipo há perigo de mudar alguma coisa? Claro que não.

    Só resta ao eleitor conscientizar-se, escolher bem e usar o voto para fazer a reforma sempre adiada. Do contrário, o povo será o responsável direto pela lama que corre na política brasileira. Tudo porque a omissão é uma forma de culpa.

    acontece.gif

    É só deixarem! – O governador Aécio Neves (MG), indagado sobre a sua candidatura à Presidência em 2010, respondeu: “É só deixarem. O futuro a Deus pertence”.

    Digo o mesmo – Quando me perguntam se serei candidato a senador em 2010 digo o mesmo: “É só deixarem. O futuro a Deus pertence”. Acrescento que o eleitor do RN em 2010 votará em dois nomes para o Senado. Não disputarei a primeira escolha, mas sim o voto que sobra - a segunda opção do eleitor. Submeterei, se possível, a julgamento popular o trabalho que realizei como deputado federal.

    Talento potiguar – Maria Leide Câmara de Oliveira tomou posse em Brasília como membro titular do Conselho Deliberativo da Geap – Fundação de Seguridade Social –, que presta serviços a mais de 700 mil pessoas. Leide Câmara representa os oitenta mil servidores do INSS. Chega a essa posição pela dedicação e qualificação pessoal.

    Secretária competente – A educação pública no Estado perde o trabalho eficiente da secretária de Educação, professora Ana Cristina Cabral de Medeiros. Ela deixa marca de avanços como o Centro Integrado de Vocação Tecnológica, que tem como objetivo a inclusão digital do RN. Infelizmente, na disputa com a competência e o talento pessoal, sempre vencem os interesses subalternos da política.

    A primeira de Natal – Já funciona na Hermes da Fonseca, próximo da Praça das Flores, a primeira champanheria de Natal. Trata-se de equipamento turístico moderno, que reúne pessoas para contatos sociais e profissionais (“happy hour”), com serviços de drinks, sucos e aperitivos variados. O modelo do negócio é o mesmo de Nova York, onde moravam os proprietários Heloísa Ferreira (brasileira) e Jonathan Hurwitz (americano).

    Livro – Lançado o livro dos doutores Lígia Limeira e Jarbas Bezerra – “Manual prático das eleições – 2008. A obra aborda com clareza e segurança jurídica a aplicação da legislação eleitoral e interpretações dos Tribunais especiais.

    Potiguar na TAM – Um dos mais jovens comandantes internacionais da TAM, operando aviões Airbus de última geração, é o potiguar Gileno, filho do comandante Roberto, piloto oficial do Governo do Estado. Foi aprovado com distinção, após estágio no exterior.

    Livro – O jornalista Osair Vasconcelos lança na próxima quinta-feira, às 18 horas, na Capitania das Artes, o seu livro "Encontros passageiros com pessoas permanentes". A obra é uma coletânea de reportagens, crônicas, pesquisas e entrevistas, desde Cascudo, Dinarte Mariz até os dias atuais.

    Honestidade - Dona Ruth Cardozo, esposa do ex-Presidente FHC, recém-falecida, nunca transformou a pobreza e as desigualdades sociais em bandeiras eleitoreiras. Ela afirmava: “É preciso parar de entorpecer a pobreza com doses homeopáticas e alguns remedinhos que talvez diminuam um pouco o problema, mas não resolvem”.

    Coluna Publicada aos domingos
    nos jornais O POTI e GAZETA DO OESTE
    Natal e Mossoró - Rio Grande do Norte


Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618