Marca Maxmeio

Opinião

  • 22 de Março de 2008

    Lula, D. Pedro e Bruxas

    2008-03-23.jpg

     

     

     

     

     

    Passada a Páscoa, o Congresso Nacional entrará em ritmo mais intenso de atividades. Já se conhece a pauta política e administrativa. As surpresas poderão acontecer com certos temas aparentemente de “molho”. Um deles é o terceiro mandato presidencial, talvez ressuscitado logo depois das eleições municipais. Dependerá do resultado final. Se o governo ganhar de ponta a ponta, estará confirmado que há algo no ar, fora os aviões da carreira. Senão, vejamos.

    O presidente Lula declarou enfaticamente: “a partir de agora são dois dias da semana em Brasília e o resto andando pelo país”. Ao mesmo tempo, cria em período eleitoral – infringindo o artigo 12 § 10° da lei 11.300/06 – o programa Territórios da Cidadania, uma espécie de mutirão, no qual serão distribuídos bilhões de reais em 958 municípios brasileiros. Quer dizer, “andar pelo país” em época de eleição, distribuir favores e assistencialismo a céu aberto, em nome da “democracia”, da “liberdade” e do “amor aos pobres”!

    De outro lado, o governo dá aumento para os civis e agrada as Forças Armadas, com idêntica promessa. A classe média vive a euforia do bom momento na economia mundial. O governo faz crer que é mérito seu e estimula os financiamentos fáceis para aquisição de automóveis, eletrodomésticos e outros bens. A cada dia, os juros aumentam, inclusive nos empréstimos para aposentados. Este foi o mesmo caminho dos EUA na compra da casa própria, que deu no que deu.

     O governo credita-se até da queda do dólar, cuja causa é fora de nossas fronteiras. A política assistencialista do bolsa - família assegura-lhe apoio popular, mais no Sul do que Nordeste (esta é a verdade). Quando lhe convém, achincalha o Judiciário e afirma que deveria “meter o nariz”, apenas nas coisas dele. Referiu-se ao ministro Marco Aurélio, presidente da Corte Eleitoral, com deboche: “fale as bobagens que quiser, mas não fique se metendo na política do Poder Executivo... ”.

    Declara que salvou o país do “apagão” de energia. Na verdade, quem mandou a chuva foi São Pedro. A nossa matriz energética continua insuficiente.

    Enquanto isto, a Argentina atingiu 9% de crescimento econômico e o Brasil chega perto de 5%. O presidente vai à televisão e festeja. As pesquisas comprovam a crença popular na versão oficial. Parte da população não é obrigada a conhecer economia, nem saber o que acontece no mundo.

    Proclama que recebeu “herança maldita” de FHC. Ao mesmo tempo, mantém toda a política econômica e financeira de quem sucedeu (a grande explicação para a estabilidade da economia brasileira) e anuncia a continuidade das privatizações, agora até para aeroportos!!!

     Essa história de lançar Dilma Roussef e Patrus Ananias para a sucessão presidencial é “conversa pra boi dormir”. Embora sejam pessoas qualificadas, jamais decolarão eleitoralmente. Falta-lhes carisma.

    Com tantos indícios não será exagero prever que o PT monta o cenário ideal para o presidente subir na sacada do Palácio do Planalto e proclamar como D. Pedro I: “para o bem de todos e a felicidade geral da nação diga ao povo que fico”.

    Sobre essa história de terceiro mandato presidencial (quem sabe oferecido o mesmo presente como “isca” aos governadores) prefiro dizer que “não creio em bruxas, mas que elas existem... .existem!”.

    • JUSTIÇA

    O Tribunal de Justiça do Estado terá, a partir de terça-feira próxima, mais um desembargador, que honrará a toga e a história da respeitável instituição. Trata-se da indicação, por antiguidade e também merecimento, do magistrado Francisco Saraiva Dantas Sobrinho.

    Competente. Humilde. Sobretudo, uma vida dedicada à causa da justiça. Formou-se em 1978 em nossa faculdade de Direito. Logo em seguida ingressou na magistratura. Exerceu as suas funções com dignidade em várias Comarcas, inclusive convocado por oito vezes para integrar o tribunal pleno.

    Após a sua eleição, o desembargador Francisco Saraiva Dantas Sobrinho declarou que a posição alcançada é “para servir e não ser servido”. Este tem sido realmente o traço marcante da sua vitoriosa carreira.

    acontece.gif

    Concurso (I) – Até terça-feira próxima serão aceitas as inscrições para concurso público no Ministério do Meio Ambiente (83 vagas). Exige-se diploma de curso superior. Remuneração de R$ 3.663.77. Informações no site www.cespe.unb.br/concursos/mma2008 .

    “In memoriam” – Faleceu Adalberto de Souza. Tradicional homem de comércio, atuava no setor de exportações na empresa Agência Marítima. Foi conselheiro do América. Respeitado pela sua conduta irreparável será sempre uma referência na atividade econômica e social do Estado.

    Boa notícia- O presidente da CODERN, Emerson Fernandes, anuncia que as obras de conservação e ampliação do porto ilha de Areia Branca estarão concluídas em abril. O porto escoa mais de 95% do sal brasileiro. Influi até na balança de pagamentos do país.

    Expectativa de vida- O Superior Tribunal de Justiça elevou a idade limite do brasileiro, de 65 anos para 70 anos, para efeito de pagamento de pensão fixada, a título de indenização.

    Cheque especial – Outra decisão do STJ (recurso especial n° 486.249/RS) proíbe os bancos de reduzirem o limite de crédito do cheque especial, sem aviso prévio ao correntista. A redução ilegal constitui ato ilícito, passível de indenização por danos morais.

    Coluna Publicada aos domingos
    nos jornais O POTI e GAZETA DO OESTE
    Natal e Mossoró - Rio Grande do Norte


Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618