Marca Maxmeio

Opinião

  • 19 de Janeiro de 2008

    A hipocrisia sem vez

    2008-01-20.jpg

     

     

     

     

    As eleições nos Estados Unidos passam por quatro etapas decisivas: as primárias (já começaram), as convenções, o sufrágio direto (dia 4 de novembro de 2008) e o Colégio Eleitoral. O país mantém o sistema eleitoral adotado no século XVIII, praticamente sem mudanças. Até a próxima super-terça (5 de fevereiro) – coincidentemente terça de carnaval –, a maioria das “eleições primárias” terá sido realizada. O quadro da disputa se definirá, após a última primária, no dia 19 de fevereiro, em Wisconsin.

    Qualquer tipo de eleição nos Estados Unidos é extremamente cara. As atuais “primárias” custam mais do que a própria campanha. O significativo em tudo isto é a forma realista como a nação enfrenta a questão do “financiamento eleitoral”. Tudo é feito às claras. Os candidatos promovem reuniões, ou cafés da manhã, e cobram ingressos de U$ 10 mil dólares ou mais. As empresas doam veículos de primeira linha ou outros produtos para sorteios durante as convenções. As corporações econômicas ou sindicais apóiam e gastam com os defensores dos seus pontos de vista. Tudo abertamente.

    A lição americana deveria valer para o Brasil. Seria muito mais honesto legalizar e regulamentar o lobby – inclusive dos eleitos – do que proibir tudo, sem na prática proibir nada. O resultado é o avanço da tecnologia nacional dos mensaleiros, retrato 3x4 da corrupção eleitoral acobertada e impune.

    As falhas do sistema democrático aumentam com as práticas do “debaixo do pano”. Da falsa ética. Do discurso de quem aponta desonestidade nos outros, esquecido das suas obrigações com a honradez. Esses tipos consideram a moralidade uma virtude, quando na verdade é um dever da natureza humana.

    Até Cristo manifestou ira contra tais comportamentos. Certa vez, apontou o dedo a fariseus e saduceus ao exclamar: “Hipócritas! Sois como os sepulcros caiados. Formosos por fora, por dentro a podridão”.

    Os Estados Unidos, em matéria eleitoral, dão a lição de que a hipocrisia política lá não tem vez. O povo americano separa o joio do trigo com o voto facultativo. Escolhe livremente. Essa é a única alternativa para aprimorar a nossa democracia. Porque, como disse Churchill: “A democracia é o pior dos regimes, com exceção de todos os demais”.    (Seu Comentário)

    acontece.gif

    Monsenhor Expedito - O Monsenhor Expedido tornou-se conhecido como o “Monsenhor das águas”. Ele despertou todas as correntes políticas para a implantação de fontes de abastecimento de água no Estado. Vivia para o seu apostolado. Muitas vezes fui seu hóspede em São Paulo do Potengi. É dever de todos respeitar e reverenciar a sua memória. Poucos fizeram tanto pela justiça social cristã quanto Monsenhor Expedito. O seu permanente sorriso demonstrava que vivia de bem com a vida e com Deus.

    Cruzeiros marítimos - Milhões de dólares são movimentados pelos passageiros de cruzeiros marítimos em paradas de um dia. Nada prejudica os hotéis. O comércio, restaurantes e serviços ganham grande impulso. Muitas regiões turísticas do mundo vivem desses cruzeiros em períodos de cinco meses ao ano.

    Natal não terá cruzeiros - Recentemente, a americana Margot Schoen Logue rompeu uma úlcera estomacal, quando estava a bordo de navio com 289 metros de comprimento e 36 de largura, que navegava em nossa costa vindo de Fortaleza. Não houve como atracar em Natal. Um dos obstáculos foi a Ponte de Todos Newton Navarro. A turista foi removida em pequeno barco para o Hospital São Lucas.

    Concurso Diplomata - Conhecer vários lugares do mundo, tratar de assuntos diversos e representar o Brasil junto a outros governos e entidades internacionais. Essas são algumas das funções executadas pelos diplomatas. Até amanhã, os candidatos interessados na carreira poderão se inscrever no concurso do Instituto Rio Branco (Ministério das Relações Exteriores, em Brasília-DF), que selecionará 105 novos funcionários.

    Cuidado!!! – Todo cuidado é pouco com as despesas neste início de ano. Empréstimo, só em último caso. Quem tem aplicações deve sacar. Os rendimentos são menores do que os juros de financiamentos. No caso de materiais escolares é bom pesquisar muito os preços e pedir desconto para pagamento à vista. O cheque pré-datado pode ser boa opção. Fuja do cheque especial, que cobra taxas médias de 8,21% ao mês e de empréstimos em financeiras, que custam 11,16% mensais.

    inmemoriam.gif

    1. O conselheiro José Borges Montenegro do TCE-RN, recentemente falecido, foi um cidadão cordato e justo. Recordo o seu comportamento retilíneo, no período autoritário, quando julgou contas públicas com isenção, mesmo diante de pressões de governo. Não manchou a sua biografia, como tantos outros.

    2. A política do Estado perdeu um dos homens mais vocacionados para a arte do diálogo franco e afável. Wellington Xavier – um dos fundadores da Casa do Estudante de Natal. Ele sempre procurou prestar serviço público ao Estado e aos amigos. Que Deus o tenha na eternidade.

    3. Lamentei a morte do professor Orneles Neves Figueira. Fui seu aluno no Colégio Marista. Um pregador constante da ética e do civismo. Merece homenagens póstumas.

     

    Coluna Publicada aos domingos
    nos jornais O POTI e GAZETA DO OESTE
    Natal e Mossoró - Rio Grande do Norte


Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618