Marca Maxmeio

Opinião

  • 11 de Novembro de 2007

    2008 OLHANDO 2010

     

     

     

     

    Cruel a sucessão de eleições no Brasil. Nem bem terminou a eleição passada, já estamos em pleno processo pré-eleitoral de 2008. E mais grave: tudo voltado para 2010. É eleição por cima de eleição. O que quer dizer: gastos milionários, uso da máquina pública, mensalões e mensaleiros se multiplicando, em nome da sobrevivência. Tudo isto, sem que se faça nada para mudar. A reforma política foi para o beleléu. Nem se fala mais nela. Salve-se quem puder.

    Vejamos algumas hipóteses no quadro eleitoral do RN.

    Tudo gira em torno da governadora Vilma, dos ex-governadores José Agripino e Garibaldi, sem deixar de mencionar o ex-governador Geraldo Melo, que lidera o PSDB. Anos passados, o PT adotava um discurso de certa forma renovador. Agora, acomodou-se no Estado. É poder.

    A eleição de 2008 será a pavimentação da estrada que levará a 2010. A governadora Vilma de Farias tem dois objetivos claros: primeiro, preservar o colégio eleitoral de Natal, não apenas pelos votos, mas, sobretudo para que sua filha, a deputada Márcia Maia, se eleja prefeita da cidade em 2012. Seu candidato ideal será quem lhe dê essa segurança. Segundo, eleger-se Senadora da República.

    Os ex-governadores José Agripino e Garibaldi Alves querem voltar ao Senado. De 1986 para cá, nenhum deles deixou de eleger-se para a vaga senatorial quando candidato. Em 1990, mesmo enfrentando a candidatura vitoriosa de José Agripino ao Governo do Estado, Garibaldi na oposição, com meia dúzia de prefeitos, derrotou Carlos Alberto. Em 2002, Vilma chegou ao Governo. José Agripino e Garibaldi voltaram juntos ao Senado, apoiando candidatos diferentes e derrotados para governador.

    Á margem das pretensões de cada um observa-se hoje, tendência de coligação com o sistema governista. Garibaldi lança-se candidato à presidência do Senado e parece ter o apoio do Planalto. Fala-se em movimento de reaglutinação da família “Alves”, em torno da candidatura de Carlos Eduardo Alves ao Governo do Estado em 2010. Para que isso aconteça há duas situações previsíveis: a primeira, os “Alves” juntarem-se à governadora Vilma em 2008 e apoiarem o deputado Rogério Marinho para a Prefeitura de Natal, indicando o vice-prefeito. Firmariam, desde já, o compromisso – o que mais interessa a Vilma nisto tudo – de apoio à deputada Márcia Maia, em 2012 como candidata a prefeita de Natal. Em 2010, a chapa seria Carlos Eduardo, governador; Garibaldi e Vilma, senadores.

    O DEM e aliados certamente lançariam a candidatura da senadora Rosalba Ciarlini ao Governo do Estado, e José Agripino à reeleição para o Senado. As demais posições seriam negociadas.

    Há quem admita também a probabilidade da união Vilma-Garibaldi com as candidaturas de ambos ao Senado e José Agripino ao Governo do Estado.

    O desenho do que vai ocorrer em 2010 já começou com a pré-campanha municipal. Não subestimo as aspirações do vice-governador Iberê Ferreira, deputados Robinson Farias e João Maia, ao Governo do Estado. Porém, pelo que se conhece da política local o sistema ainda é fechado. Será difícil rompê-lo, salvo rebelião popular. Vilma, no passado, venceu pela sua condição de egressa do sistema Maia. Da mesma forma que Carlos Eduardo poderá tentar como candidato a governador.

    Zebras? Podem ocorrer. Até porque, eu não acredito em bruxas, “pero que las hay, hay!”.   (Seu Comentários)

    inmemoriam.gif

                Faleceu aos 63 anos o ex-prefeito de Lucrécia, Amaro Bandeira de Araújo. Um lutador e idealista. Governou o seu município duas vezes. Conheci-o em 1974, quando recebi o seu apoio para o meu primeiro mandato de deputado federal. Á época enfrentava os grupos tradicionais de Lucrécia. Venceu e firmou liderança. Homem digno e de vida limpa. Deixa recordações para quem testemunhou a retidão de sua trajetória política.

    acontece.gif

    Concurso (I)

    O Ministério Público do Trabalho abriu concurso em todo o território nacional para o preenchimento do cargo de procurador. O salário é de até R$ 21.005.69. Inscrições até a próxima quarta-feira.

    “Procure os seus direitos”

    De segunda a sexta-feira na TV Tropical, às 13h55min, o programa Procure os Seus Direitos”. O telespectador pergunta e o advogado e concluinte de jornalismo pela UnP, Ney Júnior, responde.

    A inveja mata

    Diz-se que “a inveja é a amargura e o sofrimento pela competência alheia”. Fato recente. Virgilio Gonçalves, 35 anos, tricampeão do rodeio em Barretos, SP, o melhor da sua modalidade. Consagrado no livro “Guinness” dos recordes. Rinaldo Aragão, peão medíocre, o matou friamente. Confessou que foi unicamente, por inveja.

    Mérito potiguar

    Sempre procuro prestigiar os talentos da terra. A revista nacional “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”, da editora Globo, em matéria sobre a última “XXII Bienal do Livro”, no Rio de Janeiro, aponta o livro do autor potiguar Edivan Silva, “O poder da iniciativa”, entre os 15 melhores de Administração do país. Grande mérito!

    Coluna Publicada aos domingos
    nos jornais O POTI e GAZETA DO OESTE
    Natal e Mossoró - Rio Grande do Norte

     


Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618