Marca Maxmeio

Opinião

  • 04 de Julho de 1998

    FAZ DE CONTA

    1998-all.jpg

     

     

     

    FAZ DE CONTA

    Na última terça terminou o prazo para os partidos deliberarem sobre a escolha de candidatos e coligações. Este fato deveria ser o grande momento de nossa democracia. A convenção reúne os militantes dos Partidos. Eles defendem as idéias, promovem as movimentações, expõem-se publicamente e por isto mereceriam ser os mais ouvidos nestas escolhas, através de prévias e consultas. Nos EEUU é mais difícil a "prévia partidária" (majoritária ou proporcional) do que a eleição.

    AS ESCOLHAS "SECRETAS"

    A realidade nacional mostra o contrário. Nem a imprensa sabe os nomes dos delegados que votam na escolha dos candidatos e aprovação das coligações. Tudo é "secreto". Na maioria dos casos os donos dos partidos se reúnem em sala fechada e preparam as convenções do "faz de conta". Vejam-se os exemplos de Wladimir Palmeira do PT do Rio de Janeiro, que ganhou a cenvenção, mas a cúpula "cassou" a sua candidatura ao Governo; o Deputado Paes de Andrade defendeu a autonomia do PMDB até o último minuto, sendo igualmente derrotado. Os que resistem ficam "marcados" como desobedientes ou traidores.

    O DESENCANTO DOS JOVENS

    Imagine um jovem que deseje um dia ser político. Se ele souber dessa realidade nua e crua vai concluir que o povo é o último a ter conhecimento do que acontece por trás dos interesses da vida partidária brasileira. E como ele é povo só terá alternativa de desistência.

    A renovação política não consiste em retirar os mais velhos e colocar os novos. Alguns que pregam renovação são mais comprometidos e viciados do que os atuais. Renovação significa os mais antigos aglutinarem as vocações políticas e abrirem as portas para o surgimento de mais opções para o eleitor, independente do sobrenome, da riqueza pessoal ou do "padrinho". Nesse particular, cabe indagar: "qual a renovação de quadros apresentada nesta eleição em todo o país?". Praticamente zero, porque os "proprietários do poder" temem a concorrência e cortam o mal pela raiz. Dominam os partidos, dominando as convenções, fazendo tudo que planejam. Será esta a democracia do "faz de conta" que desejamos?

    Coluna Publicada aos domingos
    nos jornais O POTI e GAZETA DO OESTE
    Natal e Mossoró - Rio Grande do Norte


Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618