Opinião
-
31 de Julho de 1999
DE TUDO UM POUCO
DE TUDO UM POUCO
O destino de TaiwanNos oito dias que passei em Taiwan não se falava noutra coisa, senão a possível invasão militar da ilha pela China. O conflito, que vem de anos, agravou-se com a proximidade das eleições em Taiwan, quando os candidatos nacionalistas pregam a separação total da China. Felizmente, saí de lá em paz.
A minha impressão é que será necessária muita negociação para evitar que a ilha seja ocupada. Isto ocorrendo, desocupá-la significará os Estados Unidos enfrentar um novo Vietnã. De um lado, a China deseja incorporar Taiwan ao seu território nacional, admitindo o princípio já adotado em Hong Kong e Macau: "dois governos num só país".
O governo de Taipei (a capital de Taiwan) aspira o status de Estado soberano, inclusive com representação na ONU (atualmente eles só têm relações diplomáticas com 27 países do mundo). Do ponto de vista social e econômico Taiwan é exemplo de crescimento e desenvolvimento. A ilha (território equivalente a metade do RN) dispôe de reserva monetária superior a U$ 100 bilhôes de dólares; inexistem sinais de pobreza; todos têm emprego; a renda per capita anual é de U$ 15 mil dólares; no ranking mundial ocupa o terceiro lugar em avanço tecnológico na informática; possui a maior rede de comercialização do mundo, a base dos produtos locais, cuja aquisição no mercado interno é praticamente proibida, com destinação total para exportação.
As relações China x Taiwan serão tensas ainda por muito tempo. O destino daquele pequeno país do pacífico dependerá cada vez mais das grandes potências, do que dele próprio. Tudo porque, as conveniências internacionais falam mais alto do que a amizade entre os povos. A maior prova ocorreu na aproximação dos Estados Unidos com a China na década de 70, quando foi pago o elevado preço de isolar Taiwan, velho e tradicional aliado dos americanos, para satisfazer a exigência dos chineses. Naquela época existia a guerra fria? E hoje que não existe mais? Só o futuro poderá responder.
Afinal, pobreza é consenso
O grande mérito do "Fundo de Combate e erradicação da pobreza", proposto pelo Senador Antônio Carlos Magalhães, é o consenso revelado. Claro que antes ninguém era contra ajudar o pobre. Porém, somente uns partidos tinham propostas; outros não. Agora todos concordam que se transforme o tema em prioritário e inadiável.
Tenho a consciência de que a solução para a pobreza está na preocupação de evitar o paternalisino e na montagem de uma nova ordem social, política e econômica. Porém, é absolutamente necessário fazer algo de concreto a curto prazo, pois estômago não pode aguardar as boas intenções. O povo sofre com a fome, o desemprego; a falta de assistência a saúde e a educação. O Governo adota medidas racionais, afastadas do populismo inconseqüente, mas não pode deixar de ser também um "pronto socorro" social. É o mesmo que aplicar boa medicação ao doente e esquecer a sua nutrição. No final, a doença é curada, mas o paciente morre por inanição.
A futura reforma tributária brasileira incluirá os excluídos como preocupação social do país. Para tanto existirá na Constituição um mecanismo concreto de combate a pobreza, além dos instrumentos naturais de política econômica. Este fato é positivo, a partir da proposta do Senador Antônio Carlos Magalhães e outros parlamentares, com o apoio político da nação.
ACONTECECongresso
Amanhã recomeçam os trabalhos parlamentares no Congresso Nacional. Farei discurso no grande expediente, abordando o tema dos excluídos e da pobreza. O país terá que dar prioridade a este assunto, sob pena da linguagem meramente econômica perder credibilidade. Veja o exemplo do Presidente Clinton: sempre anuncia avanços sociais. É só seguir o exemplo dele.
Enélio
O meu colega advogado Enélio Lima Petrovich editará livro sobre a sua vida e atividade profissional. Estou escrevendo de-poimento, onde destaco a coerência e luta deste conterrâneo de grande mérito pessoal.
Autopeças
Com a vinda da Ford para a Bahia está chegada a hora do Rio Grande do Norte partir na frente, estimulando um "polo de fabricação de auto peças". Este é o destino no mundo das regiões onde se localizam fábricas de automotivos.
Murilo
Lamentei estar viajando na data da homenagem que o RN prestou ao Ilustre Acadêmico Murilo Melo Filho, o mais novo integrante da Academia Brasileira de Letras para o orgulho dos seus conterrâneos.
Adiamento
Adiada a implantação da segunda fase das mudanças no DDD prevista para terça próxima. Os usuários devem continuar operando sem mudança.
Advogados
Os advogados brasileiros estarão reunidos a partir de 29 de agosto na Uni-versidade Estadual do Rio de Janeiro na "XVII Conferência Nacional dos Advogados". O RN comparecerá com delegação presidida pelo Dr. Caio Graco - Presidente da OAB-RN.
Shopping
O empresário Nevaldo Rocha e o seu grupo têm consciência de que o Shopping que pretendem construir na Bernardo Vieira é superdimensionado para a cidade. Porém, Nevaldo deseja dar a Natal um centro comercial avançado e moderno como forma de atrair turistas e permitir o seu crescimento. Cer-tamente, é agradecimento à cidade onde ele começou a construir a sua vitoriosa vida empresarial.
Livro
Lançado na última sexta o livro "Crônicas de Manoel Cavalcanti" de autoria da escritora Maria Amélia Carneiro Cavalcanti.
Coluna Publicada aos domingos
nos jornais O POTI e GAZETA DO OESTE
Natal e Mossoró - Rio Grande do Norte
Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618