Marca Maxmeio

Opinião

  • 14 de Outubro de 2007

    TUTTI BUONA GENTE!

     

     

     

    Terminado o prazo de filiação partidária, a eleição municipal no RN começa a delinear-se. A maioria corteja os poderosos – alguns deles verdadeiros líderes de barro-, que atraem adeptos com o uso da máquina pública ou o dinheiro duvidoso, sem serem incomodados por ninguém. O despudor político tornou-se rotina. E ninguém diz nada. Acha-se tudo normal. O quadro estadual tem a aparência da paz nos pântanos. Tutti buona gente! 

    PSB, PT, PMDB, PV, PP, PR, PMN e outros partidos disputam acirradamente espaços no governo. O “fato novo” é o PSDB lançar em Natal o ex-governador Geraldo Melo. Sem dúvida, um nome à altura do futuro da cidade. O DEM (ex-PFL) assume posição de expectativa. Dizem certos analistas, que o DEM não tem sequer vereador em muitos municípios (inclusive Natal) e está esvaziado. Opinião temerária. Um partido nessa situação goza de excepcional vantagem para montar uma estratégia, sem qualquer tipo de compromisso escuso com as mazelas, que historicamente distorcem a política brasileira. Para isto, não deverá aliar-se com quem abusa das práticas ilícitas. Poderá adotar mensagem de independência – sem sectarismo, mas com energia – em relação à própria classe política. Isto não impedirá coligações com aqueles que aceitem tais idéias. 

    Será que toda a população aprova os acordos feitos por "debaixo do pano", em troca de empregos fáceis, favores e “cambalachos”, como se vê impunemente, à luz do meio dia? Ou será que está faltando reação contra tudo isto? Será que não ter apoios de políticos viciados reduz as chances de vencer? Ou será que a falta desses apoios torna os candidatos mais descompromissados com o passado e mais comprometidos com o futuro? Será que o cidadão deseja votar em candidato que tenha o único objetivo de colocar em 2010 o dinheiro das máquinas municipais a serviço dos seus financiadores de hoje? Ou será que o cidadão deseja votar em candidatos que não sejam encubados nas provetas artificiais do poder e tenham autoridade para dizer sim ou não, quando o interesse público exigir?

    Será que o cidadão, após combater tantos escândalos nacionais e estaduais, não mudará a sua forma de votar para escolher melhor? Ou será que a culpa é dos partidos que não oferecem opções éticas ao eleitor? Será que o cidadão aplaude os políticos que dormem apoiando a direita e acordam na cozinha da esquerda vitoriosa? Será que o povo aprovará o uso eleitoral e criminoso do dinheiro público orçamentário para obter votos, encoberto na falsa justificativa de beneficiar o Estado?

     A aparente desvantagem de um partido como o DEM no Rio Grande do Norte poderá transformar-se em grande vantagem eleitoral, desde que defenda propostas concretas como, por exemplo, a criação de empregos e oportunidades para mais de 50 mil pessoas, através da montagem de um consórcio administrativo com todos os municípios do Estado, que viabilize a instalação, ao lado do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, de um pólo exportador e turístico. A conquista beneficiará todo o Rio Grande do Norte.

    O cidadão, hoje, busca a todo custo, enxergar uma luz no final do túnel. Ganhar ou perder constitui regra do jogo. O importante é ter a convicção de que “mais vale a lágrima da derrota, do que a vergonha de não ter lutado”.    (Comentários

    acontece.gif

    Competência
    O chanceler da UnP (Universidade Potiguar), professor Paula de Paula, dá prova de visão moderna e global da questão educacional. A instituição que dirige acaba de firmar compromisso com a rede de instituições de ensino do grupo norte-americano Laureate. A cooperação científica, a pesquisa aplicada e a inovação tecnológica serão o “carro chefe” do acordo, que colocará o RN na vanguarda do ensino privado no país.

    Cascudo
    Câmara Cascudo será enredo da escola de samba “Nenê de Vila Matildeem São Paulo, no carnaval de 2008. A Escola cantará o refrão: “um vôo da águia como nunca se viu; também somos folclore do nosso Brasil; 110 anos aprendendo com Câmara Cascudo”.        

    Correios
    Terça-feira última comemorou-se o dia mundial dos Correios, data em que foi fundada a União Postal Universal (UPU), entidade que congrega 191 países. João Vianey de Farias realiza no Estado excelente trabalho de comunicação social dos Correios, ao lado do diretor regional Roberto de Luna Pedroza. As pesquisas constatam que a empresa é a instituição de maior credibilidade junto à população.

    Brasil e Alemanha
    A Câmara de Comércio e Indústria Brasil e Alemanha promoverá terça e quinta-feira próximas, em São Paulo e Brasília, debates com autoridades federais, empresários e convidados especiais sobre o desenvolvimento do Brasil e o papel da iniciativa privada. Farei palestras em ambos sobre marcas, patentes e o tema “Inovação e exportações globais - uma opção do governo brasileiro para o desenvolvimento econômico do país”.

    Padre Mota
    Lançada em Natal e Mossoró a biografia do Padre Mota, de autoria do escritor e jornalista Tomislav Femenick. O patrocínio foi da Fundação José Augusto, através do seu presidente Crispiniano Neto. O livro revela a presença marcante do Padre Mota como sacerdote, político e intelectual, não apenas em Mossoró, mas em todo o nordeste.

    Coluna Publicada aos domingos
    nos jornais O POTI e GAZETA DO OESTE
    Natal e Mossoró - Rio Grande do Norte


Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618