Marca Maxmeio

Opinião

  • 18 de Novembro de 2000

    D. EUGÊNIO, O SACERDOTE

    2000-all.jpg

     

     

     

    D. EUGÊNIO, O SACERDOTE

    • “ Dom Eugênio dá o exemplo de que a opinião não deve ser produto do mercado.   A causa que abraçou não pretende ser moderna. Seu compromisso é com os valores eternos da condição humana ” 
      (Carlos Heitor Cony)                            

    Ou o tempo passa rápido, ou estou mesmo envelhecendo. D. Eugênio Sales completou 80 anos de idade. Parece que foi ontem. Em 1959, com 15 anos incompletos, aceitei convite de Jardelino Lucena e Otomar Lopes Cardoso  para trabalhar como repórter na Emissora de Educação Rural de Natal. A rádio integrava o SAR (Serviço de Assistência Rural), criado por D. Eugênio Sales, então bispo de Natal. Começava a nascer a grande obra do hoje consagrado mundialmente Cardeal Eugênio Sales, natural de Acari. Orgulho-me de ter sido, na primeira hora, um dos seus mais humildes operários.                                                                                                         

    Líder nato, simples, sorridente e  forte nas decisões, o bispo Eugênio desenhou e implantou no país a maior obra de ação social da Igreja, na década de 60. Atuou na comunicação social, não apenas com a Emissora Rural, mas também reabrindo o jornal A ORDEM, fundado pelo Ilustre Comendador Ulisses de Gois. Difundiu a educação de base, através da Emissora Rural, com receptores cativos nas áreas rurais para transmissão de programas de alfabetização em massa. Na assistência ao trabalhador rural, enfrentou os desafios das “ligas camponesas”, então lideradas pelo deputado Francisco Julião de Pernambuco, deu o apoio pioneiro da Igreja na criação de sindicatos rurais, programas de conscientização dos direitos, deveres dos campesinos e empunhou a bandeira de uma reforma agrária cristã.

    Fui diretor do departamento de politização do SAR, transformando os meus fins de semana de adolescente em peregrinações pelas paróquias do Estado, reunindo camponeses, esclarecendo-os e lutando por uma nova ordem social. Era hóspede freqüente de Monsenhor Lucena, ainda hoje vigário de João Câmara; Monsenhor Américo Simonetti em Mossoró; Monsenhor Expedito em São Paulo do Potengi e tantos outros. Ainda estudante de Direito, trabalhei no primeiro serviço jurídico de assistência gratuita ao trabalhador rural do RN, implantado pelo SAR, e então dirigido pelo Dr. Enélio Petrovich. D. Eugênio é um das maiores personalidades do século XX. O equilíbrio da sua conduta, nunca confundiu-se com a omissão. Em momentos difíceis da vida nacional, ele “ foi peça importante na custódia de perseguidos pelo regime totalitário”, segundo escreveu Carlos Heitor Cony. Levo comigo na vida pública as lições pastorais aprendidas com ele. O Rio Grande do Norte – o seu berço – orgulha-se de tê-lo como filho e festeja os oitenta anos de vida de um Sacerdote, que transpôs os nossos limites geográficos, sendo amado e respeitado pela Comunidade ecumênica do nosso país.

    ACONTECE

    A vitória de Wanderley
    Wanderley Mariz Filho, neto do Senador Dinarte Mariz e filho do ex-deputado Wanderley Mariz, chega pelo seu talento e esforço pessoal a posição de destaque no “ staff” do Prefeito César Maia, do Rio de Janeiro. Ele foi nomeado para ocupar a sub-prefeitura da Ilha do Governador (onde fica o Galeão), uma das mais importantes da “ cidade maravilhosa”, abrangendo nove bairros, com mais de 400.000 habitantes e cerca de 170.000 eleitores.

    Renovação política
    No seu primeiro mandato, o Prefeito César Maia preocupou-se com a renovação dos quadros políticos. Para isto, nomeou subprefeito dois jovens, Eduardo Paes e Indio da Costa, ambos atualmente com mandatos parlamentares. A designação do potiguar Wanderley Mariz certamente tem o mesmo objetivo de faze-lo, no futuro, detentor de mandato eletivo.

    Quando?
    Quando um governante do RN fará o mesmo que César Maia, ou seja, criar oportunidades para novos talentos ? Quando pretendi ser candidato a Prefeito de Natal esta era a minha meta número um, criando, até, um Banco Eletrônico de Recursos Humanos em Natal. Talvez, por isto .....

    Popularização
    A CEF executa o maior programa de popularização da Internet na América Latina. Está a disposição do público nos 8,5 mil pontos de venda da Caixa, uma linha de crédito de R$ 1.6 bilhão para a comercialização de 1 milhão de computadores com e.mail gratuito e acesso à Internet, financiados com prestações populares.

    Salário-família
    O trabalhador que recebe salário família tem até o dia 30 deste mês para apresentar a freqüência escolar dos filhos entre 7 e 14 anos de idade. Os pais aposentados com mais de 60 anos, se mulher e 65, se homem; os aposentados por invalidez e os beneficiários de auxílio-doença devem levar o documento à agência da Previdência. O trabalhador apresenta na empresa.

    Democracia & narcotráfico
    Neste última semana, o Parlatino promoveu em sua sede permanente de São Paulo a Conferência Mundial em defesa da democracia e o Seminário Latino-Americano de Combate ao narcotráfico e o crime organizado. No exercício da Presidência da instituição instalei os dois eventos e registrei as preocupações dos parlamentares das Américas com estes dois temas.

    Coluna Publicada aos domingos
    nos jornais O POTI e GAZETA DO OESTE
    Natal e Mossoró - Rio Grande do Norte


Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618