Marca Maxmeio

Opinião

  • 16 de Setembro de 2000

    ACREDITAR É PRECISO

    2000-all.jpg

     

     

     

     ACREDITAR É PRECISO

    A auto-estima de um país é acreditar naquilo que os estudantes franceses escreveram em maio de 1968 nos muros da Sorbonne, em Paris: “seja realista; peça o impossível”. O impossível será a crença de que os erros e acertos; vitórias e derrotas sempre estimulam  novas lutas.

    O Brasil está em Sidney. É preciso crer no potencial dos nossos atletas. O impossível para eles não será necessariamente a vitória; mas a competição limpa, mostrando ao mundo os tons claros de um povo civilizado.

    A Olimpíada destaca a necessidade da integração mundial. Nenhum país sobrevive como ilha. A globalização de hoje, sempre existiu sob outras formas no passado. No esporte, este fenômeno  é  nítido. Será por que o basquete norte-americano tenha evoluído além dos demais, que se deva fugir da quadra ? Ou, ao contrário, enfrentá-los com determinação e garra ? O nosso futebol no mundo globalizado do futebol foi num passado recente considerado imbatível. Continua assim hoje ?

    Sou daqueles que defendem a próxima Olimpíada no Brasil. O argumento dos gastos excessivos não me impressiona. O que eram Atlanta e Barcelona antes da Olimpíada ? Como será lembrada Sidney ? Todas já transformadas em pontos obrigatórios do turismo internacional com elevação da renda, empregos e progresso. Ou o país gasta no plano internacional para mostrar a sua cara, ou continuaremos eternos desconhecidos. E é bom deixar claro: o Brasil é muito pouco divulgado no exterior. Muitos ainda indagam se a nossa capital é Buenos Ayres.

    O Governos e os poderes do Estado têm o dever de conviver com o mundo. O médico, o advogado, o engenheiro que se isola dos avanços universais, jamais será bom profissional, por mais talento que tenha. Da mesma forma as atividades públicas. Em 1994 estava em Istambul, participando do fórum Habitat II das Nações Unidas. Ouvi de muitos turcos excelentes referencias ao Brasil. A explicação fora recente visita do Presidente FHC a Turquia, quando deixou excelente impressão. E muitos ainda acham desnecessárias as viagens presidenciais.

    As Olimpíadas levam a estas observações. E estimulam também a auto-estima nacional para, juntos, torcermos pelo sucesso dos nossos atletas e  acreditarmos que o Brasil caminha para a vitória em todos os campos da atividade humana, inclusive na economia globalizada. Afinal, acreditar é preciso.

    VOCÊ SABIA?

    Que desde maio o Presidente da Associação Comercial de Caicó, Sr. José Rangel de Araújo, denunciou o privilégio da empresa mineira “Martins Comércio e Serviços de Distribuição”, que ganhou do Governo do RN o benefício de não efetuar o pagamento antecipado do ICMS, como também alíquotas diferenciadas ?

    Que os varejistas e atacadistas do Estado com movimentos comerciais semelhantes pagam antecipadamente o ICMS e por isto são obrigados a onerar os seus produtos ?

    Que esta coluna e o líder empresarial Dr. João Olímpio, de notório conceito e credibilidade, denunciaram em artigos assinados no DN esse abuso?

    E, finalmente, que nenhum órgão de defesa do consumidor, Ministério Público ou o próprio Governo explicaram o privilégio ou tomaram qualquer providência até agora ?

    OPINIÃO continuará cobrando ....
     

    ACONTECE

    Pichadores
    O leitor Túlio Albuquerque envia à coluna excelente contribuição de alerta às pichações de muros generalizadas em Natal. Apela para que o combate a essas práticas criminosas seja feito por associações de bairros, sindicatos de hoteleiros, moradores com as casas pichadas, secretaria de segurança, prefeitura e mídia.

    Combate
    O leitor menciona que em um grupos de alunos do Colégio Logos de São Paulo mantém site na Internet de orientação e sugestões concretas no combate as pichações. O endereço eletrônico é  www.rec.com.br/graf/ .

    Genéricos
    Mais uma prova de como é difícil a questão dos medicamentos no Brasil. Lutei – e alcancei – a colocação no mercado dos remédios genéricos, em média 40% mais baratos. Entretanto, o benefício ainda não chegou ao consumidor. Uma pesquisa em Brasília constata que estão à venda apenas 21 dos 43 genéricos existentes; os médicos não receitam; a população desconhece e a baixa procura desestimula as farmácias a oferecer medicamentos com preços inferiores aos de marca famosa. (???????).

    Engenharia do Exército
    Um dos cursos de engenharia de melhor nível no país é o do Instituto Militar de Engenharia (IME), no Rio de Janeiro. As inscrições para  as 80 vagas no curso de formação e graduação estarão abertas até 10 de outubro. Informações na internet: imesd3@adm.ime.eb.br .

    Coluna Publicada aos domingos
    nos jornais O POTI e GAZETA DO OESTE
    Natal e Mossoró - Rio Grande do Norte


Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618