Opinião
-
29 de Julho de 2000
PRÁ QUE COMISSÃO?
PRÁ QUE COMISSÃO?
Valeu... A CPI dos medicamentos está dando resultados. Sem ela, os genéricos não teriam saído do papel, nem o Governo enfrentaria a alta dos preços. Tanto é verdade, que se falava em genérico no Brasil há dez anos e os preços estavam liberados desde 1992.
Não pude ir ao Palácio do Planalto na última terça. Tinha compromissos em Natal. O Presidente da CPI, deputado Nelson Marchezan, entregou a FHC o meu relatório final, aprovado por 14 dos 18 membros da Comissão. Lá estão o “mapa da mina” e as soluções possíveis para diminuir o preço de remédio no país. Nacionalmente, este Relatório está sendo acatado e aplaudido, independente de cor político-ideológica. Ele é a defesa intransigente do bolso do povo brasileiro na hora de comprar remédio.
APREENSÃO
Estou, todavia, apreensivo por saber que a gravidade da questão de medicamentos não é apenas no nosso país, mas no mundo. As soluções terão que ser duradouras, definitivas, rápidas e com base na lógica do possível e não de emoções ou busca da popularidade momentânea. O povo não agüenta mais decepções iguais aquelas dos planos cruzado e Bresser.
Discordo da Comissão designada pelo Governo para estudar alternativas até dezembro. Comissão para que, se a CPI, durante sete meses, já ouviu todo mundo do executivo, fora dele e propôs mais de 100 soluções no relatório final? Das duas uma: ou os técnicos do executivo vão remoer as mesmas idéias que já apresentaram, ou mentiram para CPI. E mais: essa tal Comissão irá até fim de dezembro. Isto significará paralisações com as festas do final do ano e carnaval. Trabalho no Congresso só em março. Portanto, entre a instalação da CPI em novembro de 1999 e o possível início da discussão no Congresso, já terá passado um ano e quatro meses. Na melhor das hipóteses o Legislativo discutiria e aprovaria as mudanças até o final do primeiro semestre de 2001.
COMO FICAM OS PREÇOS?
O caminho correto seria sustar, por acordo, os aumentos e no máximo em trinta dias o Executivo acolher ou aperfeiçoar as sugestões da CPI e encaminhá-las ao Congresso com prioridade para discussão e votação. Tratando-se de tema popular haveria até esforço concentrado em agosto e setembro.
Ouvi sempre dizer que nomear comissão é a melhor forma de adiar a solução. O mais grave serão os aumentos inevitáveis, porque numa economia em crescimento não há como parar o relógio. Caso a opção seja a farsa do congelamento ou tabelamento, o povo fatalmente pagará o preço da escassez, do mercado negro e da má qualidade dos produtos, como sempre aconteceu em todas as experiências idênticas.
O meu relatório final na CPI aponta caminhos estáveis, a base da fiscalização do Governo, como ocorre nos países ricos. A pergunta que continuo a fazer é prá que mais esta Comissão criada por decreto? Ela certamente fará em curto prazo o povo feliz com o congelamento até dezembro. O risco é que depois da farra venha a ressaca, porque simplesmente trocar a “tabuada” pelo discurso populista, em matéria econômica, nunca deu certo em lugar nenhum do mundo. Sobretudo, quando o Congresso Nacional já estudou e discutiu as soluções e concorda totalmente que se proteja o povo da ganância dos preços altos e lucros excessivos, sem prejudicar a qualidade dos produtos e a pesquisa científica, que asseguram as novas invenções e a cura de doenças.
ACONTECE
Aeronáutica
Dona de casa
E as providências?
Esmagar os pequenos
Entidade social
Coluna Publicada aos domingos
nos jornais O POTI e GAZETA DO OESTE
Natal e Mossoró - Rio Grande do Norte
Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618