Marca Maxmeio

Opinião

  • 25 de Março de 2000

    O RN NO VATICANO (final)

    2000-all.jpg

     

     

     

    O RN NO VATICANO (final)

    Vaticano - Depois de tantos anos de empenho da Igreja do Rio Grande do Norte em favor da beatificação, o Monsenhor Assis – o postulante oficial perante o Vaticano – sorriu de alegria na Praça de São Pedro quando o Papa João Paulo II, oficialmente em sua homilia, afirmou: “ Eles são as primícias do trabalho missionário, os protomártires do Brasil”. Isto significa dizer que os mártires de Uruaçu e Cunhaú são definitivamente os primeiros da história do nosso país. O Monsenhor Assis enfrentou contestações internas, como por exemplo, do Rio Grande do Sul, que defendia a existência de mártires brasileiros antes de 1645. Porém, o Papa acabou a polêmica com a referencia feita em sua homilia. E o dia 3 de outubro será incluído no calendário da Igreja como o “dia dos protomártires brasileiros”.

    A emoção tomou conta de todos no instante em que apareceram os cinco painéis dos beatificados em frente a Basílica de São Pedro e via-se ao centro a tela assinada pelo pintor potiguar Gilvan Lira, tendo a direita, os bem aventurados da Bielo Russia e Vietnã e a esquerda os da Tailândia e Filipinas. D. Heitor Sales, em seguida, agradeceu em latim.

    Outro momento de alegria foram as bandeiras verde e amarela agitadas na praça de São Pedro com os brasileiros presentes cantando  “João de Deus”. O Papa chegou a entoar letra da música que imortalizou a sua visita ao Rio de Janeiro.

    Será difícil o RN repetir  perante o mundo a presença que  teve na solenidade de beatificação dos mártires de Uruaçu e Cunhaú. Talvez isto somente ocorra na canonização deles.

    CRÉDITO EDUCATIVO

    De 24 de abril até 31de maio estarão abertas as inscrições para o Financiamento Estudantil, programa do MEC que substituiu o “crédito educativo” implantado no Brasil em 1976, em razão de projeto de lei da minha autoria. A idéia inicial do crédito educativo era financiar a estadia do estudante carente (mesmo estudando em Universidade Pública) e as mensalidades das instituições de ensino superior pagas. Hoje o programa atende apenas o pagamento das mensalidades.

    Acho que o atual Financiamento Estudantil é um retrocesso e tenho lutado para alterá-lo. Todavia, isto não impede que o estudante realmente carente procure este meio de continuar estudando. E para faze-lo, atenderá algumas exigências, tais como : os interessados poderão fazer o cadastramento inicial através da Internet, no endereço www.mec.gov.br; serão oferecidas 50 mil vagas (com possibilidade de aumentar) e as cotas do Estados dependerão da procura; antes eram dois fiadores, agora vão poder ser até quatro para compor uma renda mensal de até duas vezes o valor da mensalidade; a taxa de juros será de 9% ao ano, sem TR; a carência para o início do pagamento será de um ano após a conclusão do curso e o prazo da liquidação foi ampliado para até 50% a mais do que a duração do curso. Isso significa, que o estudante de curso com quatro anos, poderá pagar a dívida até seis anos. Os cursos de licenciatura terão preferência; o financiamento atingirá os estágios de especialização, a capacitação e treinamento de  alunos em cursos de informática, redação e línguas.

    ACONTECE

    Seminário
    Realizou-se com êxito em Natal o “I Seminário Integrado de perícias médicas do RN”. O Dr. Tarcísio Gurgel de Souza fez palestra elogiada por todos sobre aspectos administrativos das Juntas Médicas e proposta de normatização das perícias médicas do RN.

    Franklin Jorge
    O consagrado escritor norte-rio-grandense Franklin Jorge lançou mais um livro. “Ficções, fricções e africções” é trabalho literário do melhor nível e foi ganhador do prêmio Câmara Cascudo em 1998.

    Aids
    Em razão dos apelos da CPI dos medicamentos a produção oficial de remédios contra AIDS aumentará, até agosto, três vezes mais do que é hoje, atendendo 40% do total consumido no país.

    Imposto de Renda
    Os aposentados e pensionistas que, até dezembro de 1999, completaram 65 anos, podem se beneficiar da parcela de isenção do Imposto de  Renda. Com esta isenção adicional os aposentados que tiveram no ano passado proventos mensais até R$ 1.800 não serão obrigados a declarar.

    Um minuto
    Comentando assuntos gerais do interesse público estou todos os dias na Rádio CBN-Natal com o programa “Um minuto com Ney Lopes”, transmitido às 10.15 e 17.45 horas.

    Professores
    A previsão é de grande aumento nas matrículas do ensino médio no país. Por isto, o MEC oferecerá cursos de capacitação docente pela televisão e bolsas para que os professores, sem formação adequada, paguem cursos de licenciatura em universidades privadas.

    Bandern
    Hoje o BANDERN faria 96 anos se não tivesse sido liquidado. Fiz o possível para resgatar a injustiça do fechamento do BANDERN. O Governo do Estado silenciou  e não deu a menor importância aos documentos que enviei, em decorrência de requerimento feito na Câmara Federal. Onde está a ação do Governo contra a União, com base no artigo 37 da CF, pela intervenção abusiva, sem base técnica  ? Por que o Governo calou e não designou auditoria independente para calcular o crédito no Estado no Fundo de Compensação de Variação Salarial (FCVS), quando todos os bancos privados e públicos do país assim fizeram ? Enfim, é este o RN de hoje.

    Agradecimento
    Agradeço as moções de aplauso ao meu desempenho na CPI dos medicamentos como relator geral apresentadas pelo deputado Marciano Júnior na Assembléia Legislativa e Américo Godeiro da Câmara Municipal de Natal. Fico gratificado porque a única coisa que pode me ajudar ou não numa eleição é o trabalho que faço em benefício do Estado.

    Retificação
    A propósito, a FOLHA incluiu o meu nome como parlamentar atuante e publicou o índice de presença aos trabalhos da Câmara. Infelizmente, a imprensa local atribuiu-me o índice de presença de 71.1%, quando a divulgação considera para efeito de presença também as missões oficiais, o que me dá um índice de 98.3% de presença em Brasília. A relatoria da CPI de medicamentos é missão oficial e freqüentemente começo a trabalhar às 08 da manhã e vou até a noite. Embora não esteja no plenário é considerado missão oficial de interesse público. 

    Coluna Publicada aos domingos
    nos jornais O POTI e GAZETA DO OESTE
    Natal e Mossoró - Rio Grande do Norte


Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618