Marca Maxmeio

Opinião

  • 11 de Agosto de 2001

    EXEMPLO DE SEABRA FAGUNDES

    2001-all.jpg

     

     

     

    EXEMPLO DE SEABRA FAGUNDES

    No dia 11 de agosto de 1967  - dia do Advogado - o jurista conterrâneo Seabra Fagundes participava de sessão solene na Faculdade de Direito de Natal, presidida pelo Eminente professor Oto Guerra. À época, estudante de direito, fui escolhido pelos Colegas para saudá-lo. Transcorria o período mais “duro” da Revolução de 1964. Condenei publicamente a Constituição revolucionária, semi-outorgada, de 1967. A Revista “RUMOS” (10/67) publicou a íntegra do discurso que proferi, mesmo com as restrições da censura. Transcrevo a seguir alguns trechos em homenagem ao Advogado brasileiro, cujo dia foi ontem.

    “Saudar o Professor Seabra Fagundes, em nome dos estudantes desta Faculdade, é apenas reafirmar com palavras a admiração que a sua figura de Jurista e democrata consolidou  em nossa geração.

    “Pretende-se transformar o Advogado em “mero assessor” dos líderes políticos com a incumbência de dar figura e forma aos planos governamentais... Infelizmente, o esquecimento de que nenhuma profissão está tão intimamente ligada aos problemas existenciais do homem como a do advogado, fez com que a força imensurável do Poder desfigurasse, para os mais fracos e tíbios, o verdadeiro sentido profissional.

    “A posição de V.Excia recusando participar de uma Comissão de Juristas para escrever a Constituição revolucionária de 1967 que consagraria princípios “atentatórios à liberdade” foi tomada pela nossa geração como o exemplo edificante de quem percebe as distorções do momento nacional e procura modificá-las. A sua recusa não será interpretada como acomodação perante a história.... Exigir colaboração de advogado, negando a liberdade de pensamento que é o seu principal instrumento de trabalho, seria descaracterizar o Direito, destruindo a sua condição primordial na comunidade dos homens de proteger o escudo das liberdades políticas.

    “Não é sem fundamento que se afirma a íntima ligação entre Democracia e Advocacia. Onde não há liberdade podem existir “juristas encomendados”, mas não existirão advogados. O advogado é a expressão da liberdade civil e política da comunidade.

    “... O exercício da advocacia não é um círculo restrito de interesses pessoais, nem a repetição de atitudes subserviência aos poderosos, mas sim o sacerdócio penoso da justiça, o hino de fé nas liberdades democráticas, enfim, a reafirmação das virtudes e atos de que Vossa Excelência revestiu a sua conduta de Magistrado e de Jurista”.

    ACONTECE

    Dia dos pais
    Hoje, o dia dos pais. Saudade para os filhos cujos pais já partiram. A estes, cabe recordar as lições de vida, a cada dia mais atuais. Presença para aqueles que contam com seus pais no diálogo franco e na previsão futuro. Aos pais resta-lhes o esforço permanente para cumprir a sua missão.

    Bondade
    Morreu o ex-vereador Antônio Cortez. Natal o conheceu como um homem bom e solidário. Doente, não deixava de visitar os amigos e prestar-lhes favor. Ele foi não apenas político. Foi, sobretudo, a prova de que a solidariedade não é fato subjetivo, mas se traduz em atitudes diárias.

    Centenária
    Domingo passado assisti no Rancho Santana, em Taipú,  um verdadeiro hino à vida. A missa festiva e a confraternização dos amigos da Sra. Maria Soares da Cruz, marcaram o seu centenário de existência. Ela, lúcida e inteligente, agradeceu a homenagem, ao lado do seu filho desembargador Oswaldo Cruz, irmãos e familiares.

    Godeiro
    Terça passada, um potiguar de conceito e respeito nas Forças Armadas, brigadeiro Wellington Godeiro, assumiu em Brasília a Vice-Chefia do Estado Maior da Aeronáutica. A família Godeiro, de larga tradição no Estado, festejou a vitória.

    Rádios
    Chegaram ao Congresso as duas mensagens Presidenciais de concessão das rádios FM-Abolição em Mossoró e AM, a primeira emissora do Vale do Apodi. A mensagem será apreciada por várias Comissões Técnicas do Congresso Nacional para, ao final, ser dada autorização de funcionamento.

    Talentos potiguares
    A médica potiguar Domicina Monteiro, do Hospital  Infantil Varela Santiago e da Secretaria de Saúde, recebeu convites para diferentes funções na Organização Mundial de Saúde  (OMS). Trata-se de uma cientista, com trabalhos publicados, prêmios da OMS, atualmente pesquisando no Paquistão. Igualmente, o médico pediatra conterrâneo Dr. Tarcísio Gurgel é convidado, também pela OMS, para participar da nova estratégia na assistência materno-infantil: “Integrated  Management for Childhood Illness” (gerência integrada de doenças infantis). Ambos são exemplos da “prata de casa” com os seus talentos reconhecidos fora.

    Dr. Silvino
    Em Natal, o Dr. Paulo Xavier Trindade faz excelente trabalho à frente do Hospital Infantil Varela Santiago, em Natal. Acaba de inaugurar nova ala de atendimento pediátrico denominada “Dr. Silvino Lamartine”.  Recordo a figura digna do Dr. Silvino. Ele foi meu pediatra. Um símbolo da devoção médica no Rio Grande do Norte. Ricos e pobres, para ele, tinham valor idêntico.

    Coluna Publicada aos domingos
    nos jornais O POTI e GAZETA DO OESTE
    Natal e Mossoró - Rio Grande do Norte


Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618