Opinião
-
31 de Março de 2001
O TRABALHO PARLAMENTAR
O TRABALHO PARLAMENTAR
Alguns amigos mais exigentes perguntaram-me por que na avaliação do Congresso, feita recentemente pela FOLHA, alguns deputados, inclusive eu, apresentaram poucos projetos de lei ? É interessante analisar este aspecto. Admite-se que o trabalho mais eficiente no Legislativo seja propor projetos de lei.
Na verdade, a ação do Vereador, Deputado ou Senador no século XXI deve ser medido pelo conceito e influência que ele tenha em fatos e interesses ligados ao povo. Existem várias formas de atuação: apelos, debates, projetos de lei e de resolução, denuncias, emendas às propostas de lei oriundas do Governo etc. Tudo porque, a Constituição do Brasil veda ao legislador propor lei que gere despesa. Por exemplo: um justo aumento do servidor público não pode ser de autoria do deputado. Se o fizer será flagrantemente inconstitucional. Alguns dirão: mesmo assim faça ... É errado pedir isto. O Parlamento vive de pessoas conceituadas e respeitadas. Se o deputado ou senador agir irresponsavelmente, despertando expectativas legalmente impossíveis e “jogando para a galera”, perderá o poder de influir nas coisas sérias e o prejuízo será do eleitor e do seu Estado.
Fui relator geral da CPI dos Medicamentos. Pois bem, só no meu relatório sugeri mais de dez projetos de lei, todos eles já redigidos e prontos. Estas propostas não estão incluídas no computador da Câmara como de minha autoria. Por que ? Porque, muitas delas – como a criação da Agência Brasileira de Defesa da concorrência, com mais de 200 artigos – são competência do Governo por envolverem despesas e mudanças na administração pública. O mesmo ocorreu em várias mudanças que propus na Lei 9.782/99, que regulamenta a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Nas comissões técnicas são possíveis emendas aos projetos do executivo e constituem campo de trabalho amplo e produtivo, além dos debates em plenário e comissões especiais. No momento, por exemplo, como solução para o pagamento do FGTS, estou propondo “o bônus do trabalhador” para que ele pague a escola do seu filho, o remédio na doença grave ou o saldo da casa própria. Não se trata de um projeto de lei, mas traz grandes benefícios para o trabalhador. É bom esclarecer estas coisas para ser feita justiça ao esforço do parlamentar, que cumpre o seu dever.
ACONTECE
Robinson Farias
Jurisprudência (I)
Jurisprudência (II)
Fundos de previdência
Resposta
Terminal
Mulher
Aluísio Azevedo
Linha de crédito
Coluna Publicada aos domingos
nos jornais O POTI e GAZETA DO OESTE
Natal e Mossoró - Rio Grande do Norte
Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618