Opinião
-
11 de Maio de 2002
A MÃE DE HOJE
A MÃE DE HOJE
Imagino o sufoco de muitas mães, tendo que enfrentar o trabalho no seu dia a dia, tornando o seu papel no lar mais difícil, por ter que conciliar emprego, filhos, marido e casa. Será que a globalização tem algo a ver com o dia das Mães ? Vejamos.
O mundo agitou-se. A maternidade contemporânea não pode simplesmente repetir a imagem e semelhança da mãe de outrora, hoje avó, devotada servidora do filho. Note-se o esforço dobrado da “mãe profissional” para conciliar tudo em busca de proporcionar com o esposo o melhor para o seu filho. Esta é a característica da nossa sociedade global, que antigamente só destacava a função materna como voltada exclusivamente a administrar os serviços domésticos e colaboradora do marido na educação dos filhos. A mulher conquistou o seu espaço no mercado de trabalho.
Mudou a forma de exercer o papel de mãe dedicada na sociedade atual. O papel e as funções são os mesmos, no contato com os filhos. Alterou-se tão somente o cenário da vida cotidiana. Os filhos, que antes eram criados distantes das fontes de conhecimento, da assistência rápida à saúde, da convivência com outras pessoas, nos dias de hoje têm ao seu dispor – até sem a ajuda dos pais – a Internet, que lhes dá, ao contrário de antigamente, com rapidez tudo que precisam para o “dever de casa”; os planos de saúde, públicos e privados; as campanhas preventivas de saúde pública; as oportunidades crescentes de viajar até para o exterior e outras formas de aprendizado e educação.
A mãe sai de casa para o trabalho, mas dispõe de meios instantâneos de comunicação, que lhe aproximam do filho. O giro da informação é tão rápido, que muitas vezes no diálogo os pais aprendem com os filhos.
Este quadro, todavia, existe apenas para uma minoria. A grande maioria está na marginalidade social e econômica. Os males do passado, causados pela carência absoluta, são aumentados pela presença da tecnologia sem ética, que leva, por exemplo, à tela da televisão cenas de violência ou sexo explícito, provocando o efeito imitação instantâneo. Nas favelas pode faltar o pão em casa. Nunca falta na pracinha pública o aparelho de TV ou o fascínio tentador dos aliciadores, impunes, levando os jovens à droga, às práticas ilícitas, à prostituição.
A “mãe profissional” não tem porquê se angustiar, admitindo que não assiste bem aos seus filhos. Ela é tão dedicada e responsável, quanto foi a sua mãe no passado. Apenas, mudou a forma de exercer o papel de mãe. Infelizmente, permanece estático, sem solução, o cenário da mãe marginalizada socialmente, desempregada e abandonada.
Hoje é o Dia das Mães. É necessário que o Ideal da solidariedade humana transforme cada cidadão e cidadã num instrumento de ajuda à transformação social. Cada um dando um pouco de si, sem esperar exclusivamente a ação do Estado. Dessa forma, será possível alcançar a qualidade de vida de pessoas e grupos sociais, evitando que a “globalização da miséria” anule e amesquinhe os avanços do mundo global em que vivemos.
ACONTECE
Mensagens
Agradeço as mensagens de congratulações pela inclusão do meu nome na lista elaborada pelo DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), órgão dos sindicatos brasileiros, que neste ano de 2002 inovou em relação aos anos anteriores.Dez anos
Há dez anos – desde 1993 – o DIAP publica anualmente a lista dos “100 cabeças do Congresso” (incluindo deputados e senadores). Neste ano, além dos “100 cabeças” como vinha fazendo, a instituição resolveu selecionar o que denominou “os 14 alunos nota dez”, ou seja, por ordem de classificação, os 14 senadores e deputados, dentre os 100 apontados, que influem nas ações da Câmara e do Senado.A lista
A revista ÉPOCA, da semana passada, divulgou apenas o resultado final da seleção “dos alunos nota 10 - apenas 14 parlamentares (deputados e senadores)”. Pela ordem de classificação: 1. Delfim Netto (PPB-SP); 2. Inocêncio Oliveira (PFL-PE); 3. José Sarney (PMDB-AP); 4. Miro Teixeira (PDT-RJ); 5. Pedro Simon (PMDB-RS); 6. José Genoíno (PT-SP); 7. Aldo Rebelo (PcdoB-SP); 8. Ney Lopes (PFL-RN); 9.Gerson Peres (PPB-PA); 10. Eduardo Suplicy (PT-SP); 11. Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR); 12. Paulo Paim (PT-RS); 13. Alberto Goldman (PSDB-SP); 14. Ibrahim Abi-Ackel (PPB-MG).“Os 100 cabeças”
Tendo publicado os nomes dos “14 parlamentares” considerados “nota 10”, a revista ÉPOCA noticiou que existia a tradicional lista dos “100 cabeças do Congresso” e indicou o seu endereço eletrônico – www.epoca.com.br – para quem desejasse saber os seus nomes. Da bancada federal do RN também figuram na lista dos “100” os Senadores José Agripino e Geraldo MeloEpopéia
A minha vida pública tem sido uma verdadeira epopéia. Muita luta e força de vontade para enfrentar os “Salieri” da vida. O resultado de seleção como a feita pelo DIAP este ano – órgão insuspeito, mantido pelos sindicatos de trabalhadores - compensa sofrimentos e injustiças. Em nome da minha família, agradeço a Deus e aos amigos leais pela vitória conquistada.Campo Grande
Proferi ontem pela manhã, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, palestra em ciclo jurídico nacional, abordando temas relativos ao processo Legislativo e a Imunidade Parlamentar. Campo Grande é uma cidade extraordinária com um povo acolhedor e amável.Concurso (I)
Saiu o edital com 1000 vagas de auxiliar administrativo com remuneração inicial de R$ 627.00 mais benefícios na “Nossa Caixa SA” de São Paulo. Inscrições até sexta próxima.Concurso (II)
Hoje, até meia noite, o interessado em inscrever-se no concurso para analista ambiental do IBAMA poderá fazê-lo através da Internet. São 610 vagas e a remuneração inicial é de R$ 2.548.00. O prazo anunciado no Edital foi até a última sexta, porém prorrogado para às 24 horas de hoje.Concurso (III)
Até 02 de agosto poderão inscrever-se os interessados no concurso público para o preenchimento de 9 vagas na carreira do magistério superior da Universidade Federal fluminense.Coluna Publicada aos domingos
nos jornais O POTI e GAZETA DO OESTE
Natal e Mossoró - Rio Grande do Norte
Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618