Opinião
-
29 de Setembro de 2007
QUEM ESTÁ CERTO?
A posição assumida pelo deputado Betinho Rosado é muito clara. Quem fica na oposição não consegue verbas do Orçamento da União. E ele não deseja ser punido. O fato confirma que o atual governo federal age na linha do “toma lá, dá cá”.
A decisão conduz a análises e indagações que não envolvem o parlamentar, mas sim o futuro da democracia brasileira. Será que na democracia os governos têm o direito de retirar ajudas para os municípios apenas pelo fato do representante popular não rezar em sua cartilha? Será que a governabilidade continuará presa ao orçamento federal? Será que a única missão do deputado é liberar recursos? Que estímulo ou recompensa popular teriam os parlamentares que se dedicam exclusivamente a legislar e discutir os grandes temas nacionais?
Cabe ainda outra observação. Talvez a causa do governo federal e o Congresso Nacional nada terem feito para aprovar a reforma política, partidária e eleitoral, seja o aguçado instinto de sobrevivência daqueles que preferem o quadro atual para poderem migrar de um partido para outro e tornarem-se simpáticos ao Palácio do Planalto.
Não se discute que o deputado Betinho Rosado tenha o direito de assumir as suas posições políticas. Faço uma análise em termos gerais sobre o futuro das instituições partidárias nacionais. Se para sobreviver na vida pública for necessário aderir aos governos, os partidos de oposição estarão condenados ao enfraquecimento e com eles o nosso sistema democrático.
Recordo as palavras do grande sociólogo Gilberto Freyre, quando se despediu da Câmara Federal em 1950: “Nós deputados somos todos fatias ou retalhos da chamada realidade brasileira recortados do todo como para exame de laboratório; somos portadores de micróbios característicos menos de cada um de nós que de nossas regiões e áreas de origem”.
Pelo que disse Gilberto Freyre, fica a dúvida: será que a tentação de aderir aos governos é decisão do eleito, ou exigência da sua região de origem?
Quem estaria certo nisso tudo? Certamente, a história e o povo um dia responderão. (Comentários)
Nei Leandro
Nas telas do país o longa-metragem “O homem que desafiou o diabo”, baseado no livro “As pelejas de Ojuara”, do escritor norte-rio-grandense Nei Leandro de Castro. A direção é também do potiguar Moacyr de Góes. Cerca de vinte atores do Estado e mais de mil figurantes participaram das filmagens. Um fato cultural que merece o aplauso de todos.Justiça
O Superior Tribunal de Justiça decidiu que o consumidor somente terá direito ao detalhamento de ligações telefônicas na conta mensal quando formular o pedido e arcar com os custos do serviço solicitado.Aposentados & pensionistas
Agora os aposentados e pensionistas quando forem mal atendidos nas agências bancárias e nos Correios nos dias de pagamento poderão reclamar, através do telefone gratuito 135. O INSS tentará solucionar o problema. Caso não consiga, o banco poderá ser descredenciado, ou pagar multa no valor do total dos pagamentos do dia.Uma lutadora
Leide Câmara é exemplo de mulher lutadora e idealista. Defende e escreve a história dos artistas da terra. Na última semana, enfrentou inúmeras dificuldades para promover a apresentação em Natal do “Trio Irakitan”, uma das mais expressivas revelações musicais do Estado. A promoção foi coroada com a presença no palco da eterna Glorinha de Oliveira, a voz potiguar.Brasília
Adiado na semana passada, realizar-se-á no dia 24 de outubro (quarta feira), em Brasília na Câmara dos Deputados, o debate sobre "lei de patente e desenvolvimento nacional". Como convidado farei exposição sobre o tema, por ter sido relator em 1996 da legislação atualmente em vigor no país. A sessão será às 14h30.A data de Mossoró
Hoje é a data que marca a fibra da gente mossoroense: o 30 de setembro. A história registra as páginas em defesa da liberdade humana escritas na terra mossoroense. Os ideais do passado se renovam no presente. E é justamente esse sentimento de preservação das suas tradições, que torna Mossoró um ponto de referência respeitado no Brasil.Concurso (I)
A Defensoria Pública da União aceita, até o dia 9 de outubro, inscrições de bacharéis em Direito no concurso para o provimento de 61 vagas de defensor público. A remuneração inicial é de R$ 10.497.00.Concurso (II)
O TRT do Paraná realiza concurso para os cargos de técnico e analista de níveis médio e superior. Inscrições até o dia 9 de outubro. Disponíveis 30 vagas e o salário inicial chega a R$ 5.164.00.Concurso (III)
Abertas as inscrições para o preenchimento de 345 vagas no concurso de admissão ao estágio de adaptação à graduação de sargento da Aeronáutica. Participarão candidatos de ambos os sexos, desde que tenham o curso técnico em nível médio na especialidade escolhida. Para músicos, apenas nível médio. Inscrições até sexta próxima. (Comentários)Coluna Publicada aos domingos
nos jornais O POTI e GAZETA DO OESTE
Natal e Mossoró - Rio Grande do Norte
Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618