Marca Maxmeio

Opinião

  • 08 de Novembro de 2003

    DESSA ÁGUA NÃO BEBEREI!

    2003-all.jpg

     

     

     

    DESSA ÁGUA NÃO BEBEREI!

    A política é a arte de viver no mundo real. E uma das regras mais aplicáveis é a de que nunca se deve dizer “dessa água não beberei”. O PT, historicamente, desobedeceu sistematicamente tal princípio. Falou demais, encantou, incitou o povo, despertou expectativas e hoje carrega nos ombros o peso de ser Governo. Muitas vezes, percebo que o Governo tem razão em certas afirmações. A única revolta é lembrar o que se dizia em passado recente.

    Por exemplo:  ir ou não ir ao FMI. Lembro-se que o atual Ministro do Planejamento falava de cátedra e encantava as massas, quando afirmou em 1998 que 2.6% de superávit primário em relação ao PIB ( a quantidade de dinheiro economizado pelo país  destinado ao pagamento da dívida) seria “matar” o Brasil e levá-lo à recessão. Hoje, ele aceita o superávit primário médio, exigido pelo FMI, de 4.44% para 2003/ 2004. Praticamente, o dobro de 1998. Não sou daqueles que só jogam pedras, até porque entendo as rígidas variáveis internacionais. Mas não me contenho em exclamar: “Oh  PT !  Quem te viu e quem te vê”.

    A característica mais acentuada de todo esse quadro é a extraordinária capacidade do “marketing” oficial. Não precisa de Duda Mendonça, nem de ninguém. Partindo da premissa de que o Presidente fala com sinceridade, os fatos são maqueados e se diz ao povo a mesma coisa de antes, só que com outras palavras, frases ou comparações. Por exemplo: na África, onde se encontrava, o Presidente falou mal do FMI, disse que não existiria acordo na sua ausência, que o Brasil não precisava de dinheiro etc.... Horas (ou minutos)  depois, o Ministro Palocci em Brasília “cumpria” a palavra do Presidente e não assinava realmente acordo. Porém, anunciava “o novo entendimento do Brasil com o FMI”. Pelo amor de Deus, que diferença existe entre acordo e novo entendimento?  Não ficou aí, o Governo usou ainda dois instrumentos de “marketing”: (1) proclamou de alto e bom som que teria em caixa U$ 8 bi e por isto não queria empréstimo. Todavia, usará os U$ 8 bi e pediu mais U$ 6 bi, qualificando esses seis como “reserva para o futuro” (pode gastar a qualquer momento). (2) Anunciou triunfalmente ter “dobrado a resistência” do FMI para gastar U$ 2.9 bi em 2004 com saneamento básico (água e esgoto). A verdade é que esses U$ 2.9 bi sobrarão do “arrocho fiscal” dado este ano, depois de pagos os juros da dívida. Quer dizer, o aperto foi tão grande (nem as tabelas do IR pessoa física foram reajustadas), que sobrou dinheiro do contribuinte, agora destinado ao saneamento básico.

    Outra vitória “festejada” foi o Brasil negociar com o FMI, sem estar em crise. Ora, será que as crises do passado (na Tailândia, Rússia, México e Argentina), que atingiram todas as economias do planeta, foram fabricadas por quem governava à época? Graças a Deus, elas desapareceram e a tranqüilidade de hoje ajuda Lula (e queira Deus continue por muito tempo).

    Acho, em resumo, que a economia do país vem sendo bem conduzida, salvo no “arrocho fiscal”.  Por isto, o Governo está bebendo muita água igual aquela que rejeitou no passado ...

    VITÓRIA QUE COMPENSA...

    Permita-me o leitor desta coluna, o registro a seguir da nota publicada na última sexta, no “Correio Brasiliense”, coluna BRASILIA DF, da jornalista Arlete Salvador, em que são apontados os oito deputados federais e os quatro senadores mais influentes na Câmara, no Senado e no Congresso Nacional. Dos 12 escolhidos, a colunista publica as fotos do Senador Eduardo Suplicy (PT-SP), Alberto Goldman (PSDB-SP) e Ney Lopes (PFL-RN). Eis a íntegra da publicação:

    “UMA DÉCADA À FRENTE

    Doze parlamentares – quatro senadores e oito deputados – integram há dez anos a lista dos 100 Cabeças do Congresso Nacional, mapa dos políticos mais influentes preparado a cada legislatura pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP).

    Além dos três que aparecem nestas fotos, (senador Eduardo Suplicy (SP), Alberto Goldman (SP) e Ney Lopes (RN) fazem parte da elite do Congresso há uma década os deputado Aldo Rebello (PcdoB-SP), Delfim Netto (PP-SP), Ibrahim Aby Ackel (PP-MG), Inocêncio Oliveira (PFL-PE), Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) e Roberto Freire (PPS-PE) e os senadores José Sarney (PMDB-AP), Paulo Paim (PT-RS) e Pedro Simon (PMDB-RS)”.

    Alegra-se o reconhecimento ao trabalho que desenvolvo, com abnegação e espírito público. Somente eu, a família e amigos, conhecem os obstáculos e dificuldades. Agradeço a Deus e ao povo potiguar ter alcançado vitória como esta publicada na imprensa nacional.

     

    ACONTECE

    Carlos Borges
    O professor Carlos Borges de Medeiros, completou 90 anos de idade. Fomos colegas na velha Faculdade de Direito da Ribeira. Ele exerceu elevadas funções no Estado como Deputado Estadual, Vereador em Mossoró, Secretário de Educação e Cultura, membro efetivo da Academia Norte-rio-grandense de Odontologia, da Academia Mossoroense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico do RN.

    90 anos
    O Mestre Carlos Borges publicou o livro “90 anos”, onde narra em ritmo literário ameno e agradável episódios da sua fecunda existência. .

    Mossoró e Caicó
    Foi grande a luta pela criação dos Juizados federais de Caicó e Mossoró, iniciada em 2002, quando presidi a Comissão de Constituição, de Justiça e de Redação, da Câmara dos Deputados. O Governo pretendeu reduzir o número de varas criadas. Com esforço e pela credibilidade que tenho na área jurídica, consegui manter os Juizados de Mossoró e Caicó. Estas duas cidades, agora, estão definitivamente incluídas.

    Coluna Publicada aos domingos
    nos jornais O POTI e GAZETA DO OESTE
    Natal e Mossoró - Rio Grande do Norte


Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618