Marca Maxmeio

Opinião

  • 20 de Setembro de 2003

    O DRAMA DO PREFEITO

    2003-all.jpg

     

     

     

    O DRAMA DO PREFEITO

    Concluída a votação em primeiro turno da reforma tributária na Câmara dos Deputados. Diante da notória impossibilidade de mudar o texto, mantive-me em obstrução regimental, como forma de protesto. Os grandes perdedores foram os municípios brasileiros. A situação das Prefeituras é calamitosa. Nada foi acrescido à receita municipal. Aumentaram os encargos dos prefeitos.

    Dá Ibope quem fala em “toma lá me dá cá”, nas liberações de verbas para os municípios. É fácil denunciar suposto fisiologismo político. O cidadão alheio à política, envenenado pela mídia,  coloca todos num saco só, classificando-os como corruptos e privilegiados. Aliás, a “moda brasileira atual” é cassar prefeitos e administradores municipais, qualificados previamente como verdadeiros marginais, antes siquer do exercício da defesa. Chego a pensar que se trata de uma estratégia eleitoral com o único objetivo de gerar a desconfiança e facilitar mudanças nas próximas eleições. O mais grave é que se praticam tais ações  de “caça as bruxas”,  em nome da ética e da moralidade.

    Não defendo genericamente os Prefeitos e administradores municipais, nem a eliminação dos controles. Sei que existem os culpados, os maus gestores da coisa pública. O grande erro é a fiscalização não levar em conta as situações típicas locais e nivelar todos por baixo, considerando-os culpados, até prova em contrário. Pratica-se, nesta hipótese, ato típico da Gestapo, na época do nazi-fascismo.

    É necessário o leitor saber o drama do dia a dia de um prefeito municipal, sobretudo nas pequenas e médias cidades. Ele perde a privacidade. A sua casa tem as portas escancaradas 24 horas por dia. Ele presta o primeiro socorro. É a criança com febre,  a gestante na hora do parto, o acidente inesperado. Como  seguir o formalismo dos regulamentos ?

    No Brasil, as carências de saúde, alimentação, educação, assistência judiciária e outras, deixam de ser atendidas pela União e Estados e são transferidas aos municípios. Em Brasília, o Presidente não sabe quem está morrendo a mingua. A primeira dor  é sentida pelo Prefeito Municipal, que administra a cidade.

    O municipalismo brasileiro comporta discussões e até reformulações pelo excesso de municípios criados. Porém, antes que se mude tal realidade, impõe-se, pelo menos, maior compreensão do Poder Público Federal no atendimento aos pleitos municipais na reforma tributária. Até porque – pouco ou muito – os Estados foram ouvidos. Os municípios, na verdade, terminaram participando de um diálogo entre surdos e mudos. O que lhes sobrou foi a condenação fatal à decepção coletiva das suas populações. Além disso, o risco de ainda serem acusados de irregularidades, que regra geral nascem das situações locais de pobreza e urgência no atendimento popular.

    Com a palavra, o Senado Federal para corrigir o que a Câmara não conseguiu corrigir. Depois, a Câmara terá o dever de manter tais correções.

     

    ACONTECE

    Américo Godeiro
    O jornalista Salatiel de Souza declarou à imprensa que “o vereador Américo Godeiro está no seu quarto mandato e é um político sério. Américo é reconhecidamente um agripinista, tendo vindo do seu pai a liderança do senador José Agripino”. 

    Apoio
    Avalizo às declarações do jornalista Salatiel de Souza. O vereador Américo Godeiro segue na vida pública a trilha de um mais honrados homens públicos que conheci na época em que era repórter do jornal A ORDEM, o seu pai Antonio Edilson Godeiro. Outra competente vocação política na família é a professora Clotilde Godeiro, que se destaca profissionalmente na formulação de políticas sociais para municípios. Todos estes fatos, justificam a candidatura de Américo Godeiro a vice-prefeito de Natal, na eleição do próximo ano. Esta é apenas uma opinião. Não falo em nome do PFL, embora seja fundador do Partido e vice-presidente no Estado.

    Congresso
    Ontem, participei do “VII Congresso Brasileiro de Processo Civil e Trabalhista”, realizado no Centro de Convenções em Natal. Presentes magistrados, juristas e advogados de todo o país, inclusive o Ministro Gilmar Mendes, do STF. Falei sobre “reforma do poder judiciário”, propostas e fase atual.

    Homenagem
    Morreu em Mossoró o ex-vereador Domingos Peixoto, presidente de honra do PTB. Conheci-o em 1966. Um idealista, lutador, fiel as suas idéias. Juntos, fundamos o  MDB no RN e fizemos oposição à Revolução de 31 de março, com os tanques nas ruas. Era preciso ter coragem. Muitos “democratas” de hoje estavam escondidos, ou denunciando companheiros...

    O amigo
    Em 1986, quando voltei à vida pública, ele me estendeu de novo a mão amiga. Fiz da sua casa o meu comitê em Mossoró.  Reverencio a sua memória com saudade e respeito. O seu gesto solidário comigo, foi repetido por outros amigos da região Oeste, que também já se foram e guardo-os na memória, como Alcivan Pinto (Apodi), Dr. Marinaldo (Caraúbas), José Toquarto (em São Miguel). Nunca esqueço quem me ajuda. Por isto, coloco todos eles no altar da minha gratidão eterna.

    Concurso (I)
    Saiu a autorização para o concurso público de 2200 cargos de Policial Federal. A nomeação dos aprovados corresponderá a 1100 cargos em 2004 e 1100 em 2005. O Edital será divulgado nos próximos dias.

    30 de setembro
    O 30 de setembro este ano em Mossoró será marcado por grandes eventos organizados pela Prefeitura e entidades locais. A data lembra a libertação pioneira dos escravos em Mossoró. A rádio FM-95- ABOLIÇÃO colocará no ar programação especial, além da realização de show artístico nos bairros da cidade.

    Coluna Publicada aos domingos
    nos jornais O POTI e GAZETA DO OESTE
    Natal e Mossoró - Rio Grande do Norte


Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618