Marca Maxmeio

Opinião

  • 25 de Dezembro de 2004

    CARTA A 2004

    2004-all.jpg

     

     

     

    CARTA A 2004

                Meu caro 2004,

                            Aproxima-se a sua partida. Lembro-me quando, junto com a família e amigos, saudei a sua chegada. Naquela ocasião, pedi-lhe que concretizasse o sonho de colocar tudo que aprendi, os acessos, as portas abertas, a serviço de Natal, a minha terra. Desejava oportunidade no Executivo, porque um Deputado trabalha muito (quando quer honrar a confiança popular). Infelizmente, o Brasil vive, ainda, o estágio da sua adolescência democrática. E o Parlamento é a caixa de pancadas preferida. Todos os erros e omissões lhes são atribuídos. Quando, na verdade, o legislador erra muito pouco, diante de tantos erros, inclusive na vida privada nacional.

                            Você me proporcionou a experiência de ir às ruas divulgar idéias e propostas, na disputa pela Prefeitura de Natal. Acreditei que você – 2004 – era o amigo que me permitira prestar contas do que fiz, realizei e somente com isto obteria a confiança popular. Faço política com boa fé.

                            Deixei tudo. Afastei-me da Presidência do Parlatino, onde recebera a confiança de mais de 3000 parlamentares das Américas. Corri riscos de toda sorte. Aceitei o seu convite.

                            Perdi a eleição. O melhor, é claro, seria ter ganho. Mas, você me ensinou neste insucesso.

                            Agradeço-lhe a oportunidade. Sofri muito, é verdade. Porém, aprendi, por exemplo, o significado real da amizade. Aliás, o grande Vinicius já dizia que “a gente não faz amigos, reconhece-os”. Você me deu a noção exata de hoje reconhecê-los com maior segurança que antes, para evitar no futuro as decepções que tive.

                            Rendo-lhe a homenagem de um potiguar nato, que ama esta terra e quer servi-la. Recebi a lição de que a derrota política é um grande aprendizado, onde não há lugar para revolta, mas, ao contrário, espaço para maior conhecimento das pessoas e situações humanas e até onde elas podem ir, tanto na solidariedade, quanto na omissão, ou negação. Mais maduro, persistirei na política. O meu desejo, agora, é disputar o Senado em 2006. Colocarei a minha vida pública e o meu trabalho legislativo em julgamento. Tudo dependerá da concessão da legenda partidária. E você – 2004 – sabe, mais do que ninguém, que eu nunca faltei ao PFL em hora difícil.

                            Boa sorte na sua partida, sexta próxima.

    ACONTECE

    RN e a China

                O RN comercialmente está mais próximo da China, após a visita do Embaixador Jiang Yuande a Natal, a convite do Parlatino. No relatório que já seguiu para Pequim o nosso Estado é apontado como prioridade no Brasil para futuras colaborações e financiamentos nas áreas de petróleo, gás natural, couros e peles, minério, sisal, ceras vegetais, alimentos (a rapadura é um dos produtos mais procurados na China) e colaboração científica com o futuro Instituto de neurociências da UFRN.

    Apoio Fiern/Governo

                Registro o apoio logístico do Governo do Estado e Federação das Indústrias (FIERN) ao Embaixador chinês e sua comitiva. A visita foi em caráter particular, atendendo o meu convite, logo após a Assembléia Nacional chinesa tornar-se, a pedido, “observadora oficial do PARLATINO”. Como sempre, a minha preocupação é ajudar o Estado. Ele gostou tanto, que voltará em breve numa visita oficial para conhecer a bacia petrolífera potiguar. E convidará a Governadora e empresários para irem oficialmente a China, em busca de parcerias e negócios.

    EM PAUTA

    Seguro para dívida

                Aprovado na Comissão de Justiça da Câmara projeto que regulamenta o seguro-garantia, pelo qual a seguradora assume o risco de atraso no pagamento de dívida. Será usado nas licitações públicas, relações privadas e alfandegárias.

    FGTS e casa própria

                Também aprovado na CCJ, o projeto que amplia o uso do FGTS na compra de casa própria. A proposta permite utilizar os depósitos na liquidação ou pagamento extraordinário do saldo devedor de qualquer sistema de financiamento habitacional.

    Os pais também

                Tramita projeto de lei que inclui os pais nas cooperativas de professores e alunos, que têm se revelado iniciativa bem sucedida. A lei de Diretrizes e Bases prevê apenas a participação de professores e alunos.

    Coluna Publicada aos domingos
    nos jornais O POTI e GAZETA DO OESTE
    Natal e Mossoró - Rio Grande do Norte



Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618