Opinião
-
11 de Dezembro de 2004
O PARLATINO AJUDA O RN?
O PARLATINO AJUDA O RN?
Recebi apelos de parlamentares latino-americanos para não disputar a Prefeitura de Natal e ser candidato à reeleição no PARLATINO. Disse-lhes que não poderia fugir ao desafio da cidade onde nasci. Desejava colocar a serviço do seu povo a experiência adquirida no PARLATINO sobre financiamento, a fundo perdido, para saneamento básico e educação, previstos nas “metas do milênio” da ONU. Afastei-me da presidência. Corri o risco de perder em Natal e não mais conseguir a reeleição no PARLATINO. Natal para mim, valia mais que isto. Quando perdi, recebi apoio à reeleição, até daqueles que pretendiam o meu cargo. Sensibilizei-me. Sexta última, fui reeleito, por unanimidade, à Presidência, quando o PARLATINO completava 40 anos de fundação. Antes, só dois brasileiros chegaram a presidência: Ulysses Guimarães e Nelson Carneiro. Nenhum deles foi reeleito.
ADMINISTRAÇÃO NO PARLATINO
Ouvi depoimentos de colegas parlamentares latino-americanos, de que nos últimos anos o PARLATINO cresceu mais do que nos 40 anos de sua existência. Alegrou-me o reconhecimento.
O leitor pode perguntar: o que o nosso Estado ganhou com a sua posição de Presidente do PARLATINO?
PARLATINO & MÉDICOS
Recentemente os médicos do Estado realizaram “Congresso Internacional sobre cirurgia infantil”, em Natal. Pediram-me apoio. Viabilizei a vinda de um especialista mexicano, que descobrira moderna técnica cirúrgica para crianças.
A CHINA E NOSSO ESTADO
A convite do PARLATINO, sexta próxima, visitará Natal o Embaixador da China no Brasil. A China é o mais novo observador oficial do PARLATINO. Quantas oportunidades de negócios e empregos surgirão nesta visita? Dependerá da iniciativa local. O RN poderá tornar-se prioridade para os chineses. Estou abrindo as portas.
PRESTÍGIO À CASCUDO
O Mestre Cascudo foi reconhecido pela América Latina. Pertenceu a Sociedade de Folclore do México e recebeu títulos de (1950) sócio honorário das Associações Folclóricas do Chile e da Bolívia. Promovi o concurso Câmara Cascudo e indiquei três membros da Comissão Julgadora do RN. Lamentei não ter ocorrido no foyer do Parlatino uma exposição sobre a vida de Cascudo e as belezas do Rio Grande do Norte. Faltou a colaboração do Governo do Estado e da Prefeitura do Natal. Silenciaram. Presentes cerca de 350 parlamentares, e convidados.
PRÊMIO
A Federação do Comércio do Rio Grande do Norte atendeu ao Parlatino e colaborou com o terceiro prêmio (US$ 1.000)
O FORTE DOS REIS MAGOS
Em 2003, a convite do PARLATINO vieram a Natal parlamentares europeus. Um deles, holandês, deslumbrou-se com a Fortaleza dos Reis Magos. Propôs uma Fundação holandesa para recuperá-lo. Comuniquei este fato ao Governo. Até hoje, nada feito.
GOVERNADORA E BID
Em 2003, a governadora do Estado esteve em Washington DC. Nos preparativos, tentou audiência com o presidente do BID, Enrique Iglesias, e a resposta foi “agenda cheia”. Liguei diretamente para o dr. Enrique, que conheço através do PARLATINO. Ele não apenas recebeu a delegação potiguar, como ofereceu almoço na sede do BID.
SINDICALISTAS E INTELECTUAIS
Recentemente, a UNESCO e a OIT realizaram em SP “Encontros Internacionais de atualização e debate em temas culturais e relações trabalhistas na América Latina”, em parceria com o PARLATINO. Indiquei sindicalistas e intelectuais do RN. Voltaram entusiasmados.
MÉDICO POTIGUAR
Flávio Dantas, reside em SP. Natalense, médico, professor, pesquisador consagrado (com especialização na Inglaterra) em medicina natural. Apresentou-me proposta de um “Seminário sobre uso racional de medicinas tradicionais e heterodoxas nos serviços públicos de saúde na América Latina”. A finalidade é melhorar as condições de saúde das populações pobres. Já articulei-me com a OMS/OPS (nossos observadores) para obter parcerias e prestigiá-lo em 2005.
PROFISSIONAIS DA TERRA
Na direção da assessoria de imprensa e comunicação da Presidência do PARLATINO, em São Paulo, estão profissionais norte-rio-grandenses.
AMERICA LATINA E EUROPA
O euro-deputado Ignácio Salafranca, de tanto me ouvir falar das belezas de Natal, propôs que a próxima “Conferência Europa/América Latina”, (primeiro semestre de 2005) fosse realizada na capital potiguar. Tentei. Não encontrei sensibilidade, nem apoio. Esta Conferência será em Lima, por solicitação direta a mim do Presidente Alejandro Toledo, do Peru. Mais de 300 participantes.
MERCONORTE E EMPREGOS
Estimulei o debate sobre um “mercado comum” entre os países latino-americanos que se limitam ao norte com os Estados nortistas e nordestinos. Serão mais empregos, negócios, tecnologia e outros avanços. Seria a “Comunidade sul-americana” defendida por Lula, com o apoio no PARLATINO. Fortaleza já manifestou ao PARLATINO o desejo de apoiar, em 2005, uma Conferência com os Presidentes dos países e governadores dos Estados para debate da proposta. Por que não realizar este Encontro em Natal?
CONTINUAREI O TRABALHO
Administrarei mais dois anos o PARLATINO. Terei a mesma preocupação em prestigiar o RN, naquilo que esteja ao meu alcance. Estou aberto ao diálogo, acima de interesses políticos, com quem reconheça a colaboração que posso dá a Natal e ao Estado nesta função.
Coluna Publicada aos domingos
nos jornais O POTI e GAZETA DO OESTE
Natal e Mossoró - Rio Grande do Norte
Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618