Marca Maxmeio

Opinião

  • 27 de Março de 2004

    OS RATOS, O GATO E O PT

    2004-all.jpg

     

     

     

    OS RATOS, O GATO E O PT

    Certa vez, um caçador aproximava-se com cautela de uma pomba para apanhá-la na rede de caça. Sem querer, puxou uma víbora que o mordeu e o seu veneno quase lhe causa a morte. Diante do perigo, exclamou o caçador: “pobre de mim. Querendo caçar um peguei outro que me coloca em perigo de morte”. A conclusão é quemuitos caem nos próprios laços que armaram para que os outros caíssem neles”.

    Em passado recente, a linguagem do Partido dos Trabalhadores era contundente e colocava em prática o estranho princípio jurídico de queindício ou presunçãosão provas e até sentenças transitadas em julgado. A CPI – instrumento parlamentar de investigação – de tão usada como meio de mobilizar politicamente a opinião pública deu a glória e a vitória a muitos personagens hoje na cena política em Brasília, como o próprio Presidente da República, José Genoíno, Mercadante, Suplicy e tantos outros.

    O PT “armou laços de ética política” e com eles “laçou” o eleitor, na última eleição. Historicamente, o partido teria um terço de votos. Passou dos 50%. Isto quer dizer, muitas pessoas não petistas acreditaram que haveria uma limpeza geral no mar de lama que, aparentemente, existia na política brasileira. Pregaram que o servidor público, os aposentados e os assalariados ganhavam pouco pela corrupção geral. Hoje, estão vendo que o Orçamento é umlençol curto”: quando cobre os pés, descobre a cabeça e vice versa. Administrá-lo com responsabilidade e prioridade é a tarefa do governante. Nunca fazer milagres.

    Que diferença existe entre Waldomiro e PC Farias? Ambos, circularam nos corredores do poder em defesa de “clientes” e “interesses”. Se um é mais culpado do que outro, ou, se tinha ou não o apoiopalaciano”, somente uma investigação parlamentar (porque o fato é essencialmente político) poderá esclarecer. É o óbvio ululante. Não se trata de por em risco a governabilidade. Evitar a CPI, talvez seja um risco maior.

    As nuvens pesadas da dúvida turvam os céus de Brasília. E nas minhas reflexões lembrei-me da cozinha daquela fábula, onde viviam uns ratinhos e um formoso gato, tão caçador que estava sempre à espreita. Os pobres ratos não saiam do buraco, com medo. Em certo momento, faltou-lhes alimentos e reuniram-se em conselho para acabar com aquela terrível situação, que os condenaria irremediavelmente à morte. Um dos ratinhos propôs: “sabemos por onde o gato anda. Vamos, então, atar em seu pescoço um guizo”. Todos aplaudiram e tiveram a sensação de dias mais felizes e vida com mais justiça. Entretanto, um rato mais velho e esperto observou: “está tudo muito bem, mas quem irá por o guizo no pescoço do gato?”. Silêncio geral. Ninguém respondeu. E o sonho de liberdade acabou.

    Talvez, muitos políticos do PT, hoje estejam conscientes de que, mesmo tendo boa , “é mais difícil fazer as coisas do que dizer como se fazem”.

    ACONTECE

    Veríssimo - Protásio Melo lança em breve livro sobre a vida do folclorista e homem de letras Veríssimo de Melo. A obra fará justiça a um dos maiores talentos da literatura potiguar e brasileira.

    Severino Lopes - Severino Lopes de Oliveira – Severino contador como era conhecido – recebeu homenagem póstuma do Tribunal de Contas do Estado. O seu nome foi dado à Escola de Contas, recém-inaugurada, que irá promover estudos e pesquisas sobre técnicas de administração pública no RN e capacitação técnica do quadro de pessoal do TCE.

    Pioneiro - Sou testemunha do zelo de Severino Lopes de Oliveira nos primeiros passos do nosso Tribunal de Contas, em 1960. Ao lado de Romildo Gurgel, Múcio Vilar Ribeiro Dantas e outros, estruturou a contabilidade da Corte. A princípio, trabalhava sem remuneração. Um verdadeiro pioneiro. Homenagem justa.

    Mentira - Quinta próxima, 1° de abril - o dia da mentira. A origem dessa brincadeira remonta ao ano de 1564, quando o rei Carlos IX, da França, alterou as comemorações do Ano Novo, antes realizadas entre 25 de março e 1° de abril, começo da primavera na Europa. O novo calendário fixou o dia 1° de janeiro. A mudança gerou revolta e muitos franceses continuaram festejando a virada do ano em 1° de abril. Para ridicularizar essas pessoas, eram-lhes enviados convites para festas que não existiam e a data passou a ser chamada o “dia da mentira”.

    Claudionor de Andrade - O “Instituto Claudionor Telógio de Andrade” (ICTA) funciona em prédio próprio na rua Padre Raimundo Brasil, em Nova Descoberta. O nome da instituição homenageia um dos maiores advogados do Estado, político e líder da classe advogados, tendo presidido a seção estadual da OAB por mais de 15 anos. O ICTA presta “serviço permanente de pronto - socorro jurídico”, atendendo pessoas carentes na orientação legal em matéria de direito penal, direito de família, direito civil em geral e direito trabalhista.

    Edgar Barbosa - Li, recentemente, o livro do Mestre Edgar Barbosa “História de uma campanha”, que relata a primeira grande campanha política do Estado, em 1934, liderada pelo Partido Popular, cujo líder maior foi o dr. José Augusto Bezerra de Medeiros. Sem os meios físicos e eletrônicos de hoje, a caravana oposicionista percorreu todo o Estado. Enfrentou o arbítrio, a força, a ameaça e o candidato Rafael Fernandes ganhou a eleição.

    Caicó - Quando presidente da Comissão de Constituição, Justiça e redação final da Câmara dos Deputados, em 2002, obstrui a votação do projeto de lei que criava novas varas da justiça federal no país. O objetivo alcançado foi incluir duas varas para o RN: Mossoró e Caicó. Ambas estão criadas com a lei em vigor. Mossoró instalará em breve a sua justiça federal. Em seguida, começa a luta para que a outra vara seja colocada em funcionamento em Caicó.

    Rádios Poti & Parelhas - Amplia-se para 14 emissoras espalhadas no RN a rede radiofônica que transmite o meu programa semanalNey Lopes na luta com você”, no ar há 13 anos ininterruptos. As rádios Poti de Natal e Rural de Parelhas levarão ao ar este programa, aos domingos, a partir do meio-dia.

    Aposentados - Injustificável, absurda e ilegal a fórmula encontrada pelo Governo Federal para reajustar os servidores ativos e inativos do serviço público federal. A regra anunciada asseguraria aos aposentados e pensionistas apenas 10% do aumento concedido aos servidores da ativa. De outro lado, os funcionários da ativa fariam jus a um aumento linear (para todos) inferior a 1%. Somente algumas categorias escolhidas pelo Governo teriam aumentos diferenciados de até 20%, sob a forma de gratificação. O artigo 37, X, da Constituição é claríssimo ao garantir o direito de reajuste ao servidor público, sob a forma de "revisão anual, sempre na mesma data e sem distinção de limites". Punir os aposentados, pensionistas e discriminar funcionários, dando a uns aumento maior e a outros menor, é instalar no Brasil o paraíso da ilegalidade e do arbítrio. Temos que resistir a tudo isto.

    Novo ardil - Novo ardil é montado pelo Governo contra os aposentados, pensionistas e servidores em geral. A PEC paralela, cujo texto deveria ser aprovado por acordo feito no Senado para corrigir injustiças flagrantes, está sendo "sabotada" pelo Governo. O relator deputado José Pimentel descumpriu o acordo em seu parecer, endurecendo as regras de transição para assegurar apenas aos funcionários que ingressaram no serviço público até dezembro de 1998 a chance da aposentadoria integral. Outras mudanças igualmente prejudiciais aos servidores foram colocadas no parecer do relator. Recorde-se que o Governo, em dezembro, prometeu aprovar esta PEC Paralela, em troca da aprovação das reformas previdenciárias e tributária. Agora, descumpre tudo que acertou...

    Coluna Publicada aos domingos
    nos jornais O POTI e GAZETA DO OESTE
    Natal e Mossoró - Rio Grande do Norte



Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618