Opinião
-
02 de Abril de 2005
ADEUS, DONA WANCY
Perdi uma leitora assídua desta coluna, a minha sogra, 93 anos, Maria Wancy Aquino de Andrade. Morreu na última terça-feira. Forte e altiva até o último suspiro. Desafiou a medicina com a sua capacidade de resistência orgânica ao enfrentar a doença fatal. Agora ela repousa em paz. Deixou legado de profundo sentimento de unidade e honradez familiar para 11 filhos, 30 netos, 41 bisnetos e uma trineta. Ao seu lado, no reencontro da eternidade, já estão o esposo dedicado, Dr. Claudionor Telógio de Andrade; os filhos queridos Isis, Epitácio, Canindé, Claudinho; o genro Edvaldo e o inesquecível neto, Carlos Eduardo (Carlinhos), precocemente falecido. Imagino a sua alegria ao rever o pai, João de Aquino, a mãe Maria Eugênia de Aquino e os irmãos Jaime, Epitácio, João e Calipsa.
Ouvi muitas vezes as suas recordações sobre o convívio familiar na tradicional fazenda da saudosa cidade de Pau dos Ferros, onde nasceu. Sempre preservou os costumes da sua época: simplicidade, mesa farta, lealdade à família e aos amigos. Mesmo morando em Natal, vivia intensamente a vida do campo. Lembrava a missa na Igreja matriz, as festas do padroeiro, o amanhecer no sertão, o leite no “peito da vaca”, a “queijeira” fervendo, tirando o queijo fresco com a colher de pau. Falava do seu irmão sacerdote, Epitácio, que morreu jovem. O pai, coletor federal, chefe político respeitado no Oeste, enfrentou com bravura momentos difíceis na ditadura Vargas, na década de 30, sonhando com um Brasil democrático.
Dona Wancy tinha uma recordação especial: o período em que estudou na Escola Doméstica de Natal, ao lado das amigas senhoras Maria Luiza e Margarida Filgueira, Aparecida Gaspar, Nazinha Lamartine e outras que não recordo. Nos fins de semana, era confiada à família do Sr. João Dionísio Filgueira e Sra. Elisa Filgueira, em Natal, grandes amigos dos seus pais.
Ela evocava com freqüência, carinho e amor a luta e a memória do esposo, Dr. Claudionor de Andrade. Conheceu-o em Pau dos Ferros. Ele era jovem promotor de justiça, depois juiz de direito e advogado. Enfrentaram juntos os desafios da vida. Lutaram e superaram adversidades. O casal morou, além de Pau dos Ferros, em Caraúbas, Acari e Natal. A filha Isis morreu com um ano e oito meses, dor nunca por ela superada. O traço de dona Wancy era a dedicação completa aos filhos e à casa, hábito que conservou até o final da vida. Ele, político, jornalista profissional (membro da Associação Norte-rio-grandense de Imprensa) e advogado competente, construiu ao longo do tempo o conceito de um dos mais expressivos profissionais do Direito em sua geração. Ocupou cargos como de juiz em Augusto Severo, Caraúbas e Pedro Velho; promotor público em Caraúbas, Acari, Assú e Pau dos Ferros. Na advocacia, presidiu por 20 anos a secção estadual da Ordem dos Advogados do Brasil e o Instituto dos Advogados do RN e exerceu a Consultoria Geral do Estado do RN. Na política, foi deputado estadual constituinte (1948), Prefeito de Natal, Secretário Geral do Estado (equivalia hoje a Vice-Governador), Secretário de Segurança Pública e Secretário de Interior e Justiça.
Conheci-a em 1962. O destino me conduziu à sua filha, Abigail. A partir daí fui testemunha ocular do seu perfil de grandeza, paciência e fortaleza à frente do lar. Da sua estatura linear de mulher firme e solidária na hora da dor. Poucas pessoas despertaram em mim tamanha admiração e respeito. Falava pouco, mas dizia o que pensava. Lia jornais e revistas diariamente. Sabia de tudo. Quando algo na política lhe desagradava fazia de conta que não tomara conhecimento, porém, se comentado o fato em sua presença, emitia opinião. Mulher inteligente, discreta, realista e com aguda percepção do que ocorria ao seu redor, no país e no mundo.
Ultimamente, parecia antever a partida para a eternidade. Nas conversas íntimas relatava episódios vividos. Interessava-se sobremaneira pelo Instituto Claudionor Telogio de Andrade (ICTA), entidade que criei com Abigail para preservar a memória do Dr. Claudionor de Andrade e que funciona em Natal com programas em curso de largo alcance social.
Eu, Abigail, Karla, Aninha, Ney Jr, Thiago, Rafaela, Carol, Heloísa, Michele, Manoel, Aldir e toda família empobrecemos com a ausência dela. Porém, enriqueceremos com a recordação permanente do seu edificante exemplo de mulher-filha, mulher-esposa, mulher-mãe, mulher-avó, mulher-sogra, mulher-cidadã, mulher-amiga.
Pessoalmente, agradeço-lhe ter me acolhido fraternalmente em sua digna família e ter me dado uma esposa como Abigail, que é a sua imagem e semelhança.
Que Deus a receba na paisagem eterna do Paraíso reservada àqueles que na terra semearam o bem, o amor e a concórdia.
Adeus, dona Wancy.
Tcu & Senado
Renunciei em Brasília à disputa da vaga no TCU destinada à Câmara Federal, depois do meu nome ser aprovado à unanimidade. Aspiro disputar a vaga do Senado, em 2006. Não poderia servir a dois senhores. Em primeiro lugar, prevalece o desejo de servir ao Estado e lutar pelo seu futuro.
Severino Lopes
Terça-feira, a Clínica Heitor Carrilho, em Natal, completará 50 anos de existência. Na ocasião, será inaugurado o busto do fundador, professor Severino Lopes da Silva, e haverá também a apresentação do coral de surdos. Trata-se de obra que dignifica e honra o nosso Estado, reconhecida em todo o Brasil.
Missa
Terça-feira, às 18.30 horas na Capela do Instituto Maria Auxiliadora, em Natal, será celebrada a missa de 7° dia da Sra. Maria Wancy Aquino de Andrade. Em Brasília, DF, os netos Ney Jr., Isis Helena e o bisneto Evandro mandarão celebrar missa às 18h, na Igreja de São Expedito (entre as quadras 303/304 Norte).
Livre Comércio
É hora de toda a classe política do RN solicitar uma audiência ao Presidente Lula e reivindicar a área de livre comércio a partir do aeroporto de São Gonçalo do Amarante. A revista Isto é Dinheiro divulgou que os aeroportos de Belo Horizonte, Campinas, Petrolina e Rio de Janeiro souberam da nossa pretensão e já se movimentam para alcançar o mesmo objetivo. Não podemos chegar tarde demais. O RN precisa continuar crescendo.
Programa
Será lançado no próximo dia 7 de abril o Programa Compre que é Daqui, com o objetivo de estimular a população a consumir produtos e serviços comercializados pelas empresas do Estado. O programa, que é uma parceria do Governo do Estado, Fiern, Fecomércio e Faern, também pretende viabilizar meios para que as empresas ofereçam produtos com qualidade.
Publicado em 03.04.2005 nos jornais O POTI e GAZETA DO OESTE.
Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618