Opinião
-
03 de Junho de 2006
CARTA AO MEU NETO
Querido neto Thiago,
Na próxima quarta-feira – dia 7 – você completará 15 anos de idade. Como o tempo passa depressa! Foi ontem que o vi nascer, o meu primeiro neto. Sinto-o no amanhecer da vida. Ainda não é dia pleno. Há um longo caminho a percorrer, em um misto de sonhos, planos, esperanças e realidade.
A primeira palavra que dou é de agradecimento a Deus por termos, juntos, chegado até aqui. Você deixa a infância. Certamente, teme o futuro. Mas sabe quanto é compensador ter em quem se apoiar. Nunca o apoio de facilidades, mas, sobretudo, do estímulo e do exemplo, que são os mais significativos para a sua formação. Esopo, em uma fábula, mostra que as palavras são importantes, mas vale fundamentalmente o exemplo. Descreve um caranguejo na praia com a sua mãe, que o repreende dizendo: “não corra de lado. Andar para frente é mais adequado”. O jovem caranguejo, respondeu: “Claro, mamãe, quero apreender. Mostre como se anda para frente e eu ando atrás de você”. Graças a Deus, você sempre terá a quem seguir, andando à sua frente.
Todo avô é “coruja”. Não sou exceção. Dizem que “o avô é o cavalo bravo que o filho amansa para o neto montar”. Porém, por justiça, registro o orgulho que você me dá, não apenas por ser cumpridor dos deveres juvenis, mas pelo espírito profundamente humano e cristão – traço marcante da sua personalidade. Emocionou-me o seu gesto recente, contado por seus pais, Karla e Aldir. Disse que não gostaria de festa no seu aniversário. Via muitos jovens com dificuldades, e gastar com festa não lhe daria satisfação interior. Você desejou, com certeza, ser solidário com eles.
Neste mundo tão competitivo, é bom vê-lo com as sementes da solidariedade nas mãos, lançando-as no solo fértil do futuro. Nunca deixe de agir assim, mesmo diante das naturais decepções que poderão surgir.
Já com a saúde debilitada, o grande brasileiro Rui Barbosa foi paraninfo (1920) dos formandos da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo. O texto do seu discurso – intitulado “Oração aos Moços”- foi lido pelo professor Reinaldo Porchat. Nele, Rui Barbosa exalta o coração. Ele diz que “o coração é o órgão da fé, o órgão da esperança, o órgão do ideal. Para o coração não há passado, não há futuro, não há ausência”. Para você Thiago, o coração também não tem ódio ou rancor. Ele simboliza o sentimento mais nobre, que é o amor.
Um provérbio chinês diz que “uma geração constrói a estrada por onde a próxima trafega”. Somos de gerações diferentes, mas, entre nós não há abismos.
O seu convívio jovem e amigo me faz rever a vida, meus êxitos e fracassos. Estabeleci, com o seu nascimento, mais uma prioridade: a missão de ser avô. Gratifica-me o relacionamento saudável com os netos. Através de você, Rafaela, Maria Carolina, Heloísa e João Manoel, renovo a cada dia o sentido de família e de união.
Inspirado nos ensinamentos de Madre Tereza de Calcutá, a quem sempre gosto de citar, oriento-o, dizendo que:
A vida é uma oportunidade, aproveite-a...
A vida é beleza, admire-a...
A vida é felicidade, deguste-a...
A vida é um sonho, torne-o realidade...
A vida é um desafio, enfrente-o...
A vida é um dever, cumpra-o...
A vida é um jogo, jogue-o...
A vida é preciosa, cuide dela...
A vida é uma riqueza, conserve-a...
A vida é amor, goze-o...
A vida é um mistério, descubra-o...
A vida é promessa, cumpra-a...
A vida é tristeza, supere-a...
A vida é um hino, cante-o...
A vida é uma luta, aceite-a...
A vida é aventura, arrisque-a...
A vida é alegria, mereça-a...
A vida é vida, defenda-a...Como escrevi para Ney Júnior, no dia 19 de maio de 2002, quando ele concluía o mestrado em Direito, nos Estados Unidos, terei quarta-feira próxima, nos seus 15 anos de vida, sensação idêntica àquela narrada na cena da Ilíada, o primeiro grande épico de Homero, quando o troiano Heitor, ao deixar a cidade para combater os gregos, olhou firmemente o seu filho e pediu aos deuses que “algum dia os troianos dissessem dele: é melhor do que o pai”.
Digo para você, Thiago: seja melhor do que o avô. Parabéns e que Deus lhe proteja!
Convênio
Firmei na última quarta-feira, em Washington DC, um convênio de cooperação com o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), embaixador José Miguel Insulza, que permitirá a realização de várias atividades em favor do fortalecimento dos partidos políticos na América Latina. A ação conjunta do Parlatino e da OEA terá como objetivo estimular a democracia interna, promover a transparência no financiamento e garantir a eqüidade de gênero nos partidos políticos.
Publicado em 04.06.2006 nos jornais O POTI e GAZETA DO OESTE.
Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42
Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618