Marca Maxmeio

Opinião

  • 08 de Janeiro de 2012

    Será que ainda há tempo?

    20120108_opiniao

     

    São promissoras as perspectivas do RN na exploração de minério de ferro. O fundamental é agregar valor ao produto, o que somente se tornará viável, com uma siderúrgica potiguar, que começaria com a indispensável ampliação do porto de Natal.

    Enquanto isto, chega a notícia de que o Ceará parte na frente e já se transformou no primeiro estado brasileiro a ter uma Companhia Siderúrgica, totalmente instalada numa zona especial de exportação. Neste mês de janeiro serão cravadas as estacas de sustentação da usina, com a terraplenagem de 980 hectares inteiramente concluída. A usina irá produzir três milhões de toneladas de placas de aço, na primeira fase do empreendimento, cuja operação está prevista para dezembro de 2014. A exemplo do gasoduto do gás natural, o ferro potiguar dará sustentação à siderúrgica cearense, que envolverá de saída mais de 30 mil empregos diretos e indiretos. O empreendimento estratégico significará as sementes de implantação na “grande Fortaleza” de uma área de livre comércio, com a zona econômica especial do “grande Natal” definitivamente sepultada.
    Para viabilizar a siderúrgica, o Ceará montou associação da Companhia Vale do Rio Doce com as empresas coreanas Dongkuk e Posco. Sabe-se, que a China se dispõe a investir nesse setor para não depender eternamente das importações de ferro da Vale do Rio Doce. Aí poderá estar, ainda, a grande chance do RN, se andar depressa e enfrentar a desvantagem do fato consumado. Os chineses dependem da importação do ferro brasileiro. Não há outro fornecedor no mundo. A China priorizou a fabricação de aço e produz quase a metade da demanda global. Isso faz com que necessite do nosso minério de ferro, a sua principal matéria-prima. Neste particular existe espaço economico para o RN. Na globalização, não há como pensar em desenvolvimento, sem estar atento ao que acontece no mundo. Em Cruzeta na Serra da Formiga, há informações de que o potencial de produção da jazida fica entre 6 milhões e 12 millhões de toneladas. São mais de 200 áreas em fase de requerimento, pesquisa, e prospecção mineral em todo o Estado. Hoje a exploração mineral potiguar praticamente se limita a mina do Bonito, localizada no município de Jucurutu.

    Fala-se muito que faltam investimentos produtivos dos chineses no Brasil. É uma verdade, que não pode ser resolvida com palavrório vazio e inconsequente de interesses menores, como o do conglomerado Gerdau - o chamado “cartel do vergalhão” - que constrange até com ameaças, pela proximidade com o governo federal (preside a Câmara de Competitividade e Gestão), importadores de aço de excelente qualidade, cerca de 30% mais barato do que o preço praticado pelo grupo Gerdau. Aliás, a Câmara instalada ao lado do gabinete presidencial está muito parecida com o refrão popular de “colocar a raposa dentro do galinheiro”!!!
    Caberá agora ao RN formular proposta fundamentada e reivindicar em nome do equilibrio da nossa balança comercial, que os chineses façam investimentos e o ferro potiguar mereça a atenção que merece, gerando empregos e oportunidades.

    Para alcançar esse objetivo é necessário correr contra o relógio, afastando os oportunistas - “inventores da roda” -, que na verdade só pensam no próprio bolso. A dificuldade, como dizia Roberto Campos, é que a diferença entre a inteligência e a estupidez está no fato da inteligência ser limitada. Será que ainda haverá tempo? Talvez.....

    Leia também "o blog do Ney Lopes":
    www.blogdoneylopes.com.br

    i-twitter i-facebook i-rss-feed

    Ney Lopes – Jornalista; advogado, professor
    de direito constitucional e ex-deputado federal.

    Publicado aos domingos nos jornais
    DIÁRIO DE NATAL e GAZETA DO OESTE
    Natal e Mossoró - Rio Grande do Norte


Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618