Marca Maxmeio

Reportagens

  • 08 de Novembro de 2006

    Ney Lopes participa da Assembléia Parlamentar Euro-latino-americana

    Bruxelas - O presidente do Parlamento Latino-americano, deputado Ney Lopes (Brasil), participará do ato de constituição da Assembléia Parlamentar Euro-latino-americana, que será realizada nos próximos dias 8 e 9 de novembro, na sede do Parlamento Europeu, na Bélgica.

    Participam da Assembléia os representantes dos parlamentos regionais da América Latina, Caribe e Europa. Além de parlamentares latino-americanos e europeus, confirmaram presença na solenidade o Presidente da República da Áustria (país que abrigou a IV Cúpula UE/ALC em maio de 2006, em Viena), Heinz Fischer, o Presidente da República do Peru, (país que abrigará a V Cúpula EU/ALC em maio de 2008, em Lima), Alan García, entre outras autoridades.

    No primeiro dia da reunião, os parlamentares aprovarão a Ata Constitutiva e o Regulamento da Assembléia. Serão eleitos também os dois Co-Presidentes e Vice-presidentes. No dia 9 de novembro, a Mesa Diretiva define as atividades da Assembléia para 2007 e discutem, entre outros temas, questões relativas ao financiamento e Secretaria da Assembléia.

    As Comissões de Assuntos Exteriores, Segurança e Direitos Humanos, de Assuntos Econômicos, Financeiros e Comerciais e de Assuntos Sociais, Intercâmbios Humanos, Meio Ambiente, Educação e Cultura avaliam o estado atual das relações humanas, econômicas, comerciais entre a União Européia/América Latina e definem o calendário de atividades para 2007.

    A reunião se encerra com uma discussão geral sobre os aspectos concretos da Associação Estratégica Birregional UE-ALC, como a democracia, integração, direitos humanos, assuntos comercias, meio-ambiente, educação e cultura.