Marca Maxmeio

Opinião

  • 27 de Fevereiro de 2011

    Sonhos com pileques de ilusão!

    20110227_opiniao

     

    Estamos na semana pré-carnavalesca. Um autor anônimo assemelhou o carnaval brasileiro a chamas de alegrias, ao escrever: “hoje coloco a máscara de fogo; não há sopro que me apague; hoje vocês são a floresta; e hoje vou correr entre vós; hoje coloco a máscara de fogo; não há quem me pare; hoje corro até a árvore da vida; e vou abraçá-la como nunca dantes”.

    Franco Zeffirelli, após assistir a um desfile na Sapucaí, exclamou para o mundo: “o Brasil sabe inventar a alegria”. O carnaval é uma festa de produção em massa. Grupos trabalham o ano inteiro para a confecção de adornos, carros alegóricos, fantasias e a inspiração poética dos samba-enredos.  “País do futebol” e “país do carnaval” não se opõem. Antes, se completam. São manifestações espontâneas, mescla de cor e raça. O povo se entrega à alegria contagiante. Esquece a tristeza no passar da “escola”, ou no grito de “gol”. Não há diferença de classes. Todos torcem pelas suas preferências e convivem com as rotinas da violência, desigualdades, pobreza e corrupção.

    Com formas e percepções diferentes, o carnaval vem de longe. Não se sabe se surgiu nos cultos agrários que suplicavam boas colheitas no período neolítico no Egito antigo, ou no continente europeu na Idade Média. Os maiores indícios são de que a festa tenha nascido na “Saturnália” romana, em que os nobres se misturavam aos escravos e, juntos, dançavam nas ruas com música, comida e bebida. O rei da “saturnália” era um escravo, a quem se garantia o direito de dar ordens sobre tudo que desejasse.

    O carnaval contribui para o turismo nacional e divulga o país. Não se diga que é fonte de vícios e corrupção. Os desvios de conduta existem até nas festas religiosas. Do final dos anos 80 para cá, as escolas de samba do Rio e São Paulo se profissionalizaram e movimentam quantia superior a 100 milhões de dólares. Geram cerca de 50 mil empregos, além da criação de uma rede de micro e pequenas empresas, em apoio ao carnaval. As comunidades das escolas se beneficiam desse crescimento, com rendimentos e a organização dentro de suas quadras, possibilitando serviços de assistência, cursos profissionalizantes,  prática de esportes e muitas outras atividades sociais que ocorrem em várias agremiações, 

    Trata-se, portanto, de uma opção de empregos e geração de renda. Milhares de pessoas humildes dependem do carnaval, distribuídas nas cadeias hoteleiras, vendedores ambulantes, artistas, cantores e compositores. Fala-se na “economia do carnaval”, assim entendida como a produção artística dos desfiles e suas vinculações com a indústria têxtil, de madeira, couro, plástico, fonográfica e rádio difusão. Outro aspecto é o incentivo à criatividade pelo estímulo às práticas do trabalho manual e artesanato para confecção das alegorias, fantasias e adereços. das alegorias e das fantasias. A produção artística prioriza formas, cores e linhas não imaginadas, antes de materializadas. Cada carnaval é um carnaval, renovando-se os enredos.

    O carnaval chegará este ano ao Rio de Janeiro misturado a lágrimas. O rugir dos tambores e o tradicional samba no pé, chocalhos e gonguê agitarão a Marquês de Sapucaí, sem que se esqueça o sofrimento das catástrofes naturais, que caíram em Petrópolis, Nova Friburgo, Teresópolis, Angra dos Reis e recentemente as labaredas de fogo, praticamente destruindo a “Cidade do Samba”.

    Em 2011, o carnaval continuará sendo, como dizia Carlos Drumond de Andrade, uma fonte de sonhos, com pileques de ilusão!

    • Ney Lopes – Jornalista; advogado, professor
      de direito constitucional e ex-deputado federal.

    Publicado aos domingos nos jornais
    DIÁRIO DE NATAL e GAZETA DO OESTE
    Natal e Mossoró - Rio Grande do Norte


Notice: Undefined variable: categoria in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Trying to get property of non-object in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined index: pagina in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined variable: totalPaginas in /home/neylopescom/public_html/noticia.php on line 42

Notice: Undefined offset: 1 in /home/neylopescom/public_html/restrito/incs/funcoes.php on line 618